sexta-feira, 30 de abril de 2010

Vídeo promocional - visite nosso canal no YouTube

Agenda de Maio

01 - Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
17 a 19 - Oficina Nacional de Mísitica e Espiritualidade – Goiás
18 – Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
20 e 21 - Oficina Pedagógica em Itainópolis
21 e 22 - Encontro Regional do PIAJ
25 a 28 - Assembléia Popular – Brasília (DF)

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Filme aborda desafios da gravidez na adolescência

A Cáritas Diocesana de Picos lançou no ultimo dia 27 de abril, no restaurante Capricci Italiani, o vídeo “A trajetória de um adolescente”. O filme foi produzido pelos jovens do projeto “Adolescendo” e tem foco no bairro Morada do Sol.

O filme aborda a questão da gravidez na adolescência e conta a história dos desafios de uma jovem a se ver grávida, expulsa de casa pela mãe e rejeitada pelo namorado, pai da criança.

Além do lançamento oficial foi celebrada uma Missa em Ação de Graças no Bairro Morada do Sol no dia 25 de abril, como parte das atividades de comemoração do resultado do projeto.

O projeto Adolescendo faz parte do Programa Infância Adolescência e Juventude (PIAJ) da Cáritas Brasileira e tem ajudado adolescentes de baixa e em situação de risco da periferia de Picos.

Em breve o filme estará disponível no nosso canal do YouTube. Acessem: http://www.youtube.com/caritaspiaui

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Picos terá concurso de fotografia em Dia da Comunicação

Para comemorar o 44º Dia Mundial das Comunicações a Diocese de Picos lançou o 1º Concurso Cultural de Fotografia, com o tema "A natureza e a intervenção do homem no meio ambiente". O concurso é voltado para estudantes de comunicação e profissionais da área.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada até o dia 6 de maio, para concorrer basta levar uma fotografia tamanho 20x30 até a cúria diocesana e preencher a ficha de inscrição. A premiação contemplará o 1º colocado com uma câmera digital Kodak 6.2 megapixels e o 2º Colocado com um celular Motorola W320. Cada participante tem direito de concorrer com até 3 fotografias.

O resultado do concurso será anunciado no dia 16 de maio, após a celebração da Santa Missa em Ação de Graça ao dia do Comunicador. Após a Missa haverá também uma palestra no Salão Paroquial uma personalidade do meio falando sobre novas tecnologias, em seguida vem a premiação e depois o almoço.

Não perca essa oportunidade de mostrar o seu potencial e ainda ganhar uma Câmera Digital ou um Celular. Deixe a timidez de lado e revele os seus talentos como fotografo. Inscreva-se já!

Faça sua inscrição pelo site da www.diocesedepicos.org.br ou pessoalmente na Cúria Diocesana, ao lado da Catedral (Rua Padre Madeira, Centro, Picos-PI).

>> Mais informações

Diocese de São Raimundo Nonato prepara Congresso de Trabalhadores Rurais

Nos dias 30 de abril e 1º de maio será realizado o Primeiro Congresso Diocesano de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em São Raimundo Nonato. Com o tema Agroecologia: Salvar a terra e a água é salvar a vida, serão discutidos nesses dois dias temas que interessam aos agricultores do semiárido como; o manejo da caatinga, roça sem queimadas, manejo de caprinos, alimentos com floras do semiárido, hortas orgânicas, Igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres, assentamentos sustentáveis, trabalho escravo, artesanatos, formação de jovens para convivência com o semiárido, apicultura, economia solidária, segurança hídrica e políticas públicas para a agricultura familiar no semiárido.

Durante todo o dia, além de palestras com os principais temas, serão realizadas oficinas com todos os participantes. Já a noite do dia 30/04 será cultural. Já estão confirmadas duas atrações: o cantor Zé Vicente e o humorista João Cláudio Moreno, a partir das 20h. Para assistir os shows não é obrigatório participar do Congresso.

O evento acontecerá no Colégio Nossa Senhora das Mercês, local no qual também será realizada uma feira com produtos da agricultura familiar.

Lucas Parente, comunicador popular da Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato/ FPCSA/ ASA Brasil

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Projeto Fecundação faz levantamento de Recursos Hídricos em Itainópolis

A Comissão Gestora do Projeto Fecundação se reuniu na manhã desta quarta-feira, 07 de abril no Salão Paroquial em Itainópolis, para fazer um balanço das atividades. Dentre os eventos que aconteceram no mês de março, destacou-se a Semana da Água, mutirões agroecológicos, e levantamento dos Recursos Hídricos do município.

Segundo a agente Cáritas, Francisca dos Anjos, o mutirão agroecológico que aconteceu no mês passado foi na comunidade Tombador e tratou de manejo de caprinos e ovinos. Participaram das atividades 12 pessoas, dentre as quais 1 era homem e 11 eram mulheres. De acordo com a agente essa configuração ela se espalha por todas as Unidades Produtivas em Itainópolis.

“Esse mutirão confirmou a capacidade e o interesse das mulheres de se organizarem e tomarem para si algumas ocupações que antes eram tidas como masculinas. E o interesse que elas tem de estarem produzindo para melhorar a qualidade de vida da sua família”, afirmou Francisca.

Durante todo o projeto foram previstos 14 mutirões agroecológicos, já foram feitos 11. Para abril e maio estão previstas mais 04, totalizando 15 mutirões. As temáticas dos mutirões são distribuídas entre as comunidades de acordo com as potencialidades e interesses das comunidades. São feitos mutirões de limpeza de aguadas, ovinos e caprinos, aves, confecção de silagem.

Recursos Hídricos

Figurando como principal assunto do dia, o levantamento de Recursos Hídricos do município foi feito com o apoio da Asssociação dos/as Agentes Comunitários de Saúde de Itainópolis. Segundo João Evangelista, coordenador pro Programa de Convivência com o Semiárido da Cáritas, o relatório será elaborado detalhadamente para servir de embasamento para a construção do Plano Municipal de Recursos Hídricos.

“O Plano Municipal é um instrumento que servirá para que toda a população seja beneficiada com a melhoria das estruturas de abastecimento. Com o plano, o município passará a destinar recursos para as obras de infraestrutura hídrica, campanhas educativas e eventos que venham estimular o gerenciamento e preservação dos mananciais”.

De acordo com o coordenador, o Projeto Fecundação atua como ponto de partida e estimulo para que essas políticas sejam estabelecidas. Ele colocou como dado importante a quantidade de famílias da zona rural que tem alguma fonte de água. Foram tabuladas 3.280 famílias em 138 comunidades. “O projeto só irá beneficiar 24 comunidades que servirão de exemplo do que o poder público pode fazer para melhorar a qualidade de vida das demais famílias”, enfatizou o coordenador.

Para a elaboração do relatório ainda será feito o cruzamento de dados, a fim de que os dados sejam o mais próximo do real. Por exemplo, o numero de riachos catalogados são 22, mas algumas comunidades “batizam” de formas diferentes o mesmo riacho.

Após a redação de todo o relatório, será feita uma proposta de projeto de lei para a Câmara de Vereadores para apreciação e votação.

Resumo do levantamento de RH
259 Cisternas
19 olhos d’água
198 poços cacimbões
159 poços tubulares
04 poços jorrantes
69 caxios
102 Barreiros
07 barragens
22 riachos
78 açudes
E o Rio Itaim banha 52 localidades

Calendário de atividades
09 de abril – mutirão de limpeza dos barreiros na comunidade Serra
30 de abril – Encontro com Unidades Produtivas
06 de maio – Reunião da comissão gestora
20 e 21 de maio – 2ª oficina pedagógica
24 e 25 de junho – Encontro com lideranças e multiplicadores