segunda-feira, 31 de maio de 2010

Barragem Algodões I


Um ano depois da tragédia, quem vai responder?


O brasileiro tem fama de ter memória curta. Por isso, pra ver se o que dizem é verdade nos arriscamos a perguntar: alguém ainda lembra o que aconteceu no dia 27 de maio do ano passado que chocou não somente o povo piauiense, mas todo o povo brasileiro? Possivelmente poucos vão lembrar. Alguns porque têm memória curta e já se esqueceram, mas há outros que preferem nem lembrar porque assim lhes convém. Já aqueles que perderam seus filhos, parentes, amigos, animais e sua casa inteira, levados pelas águas revoltas de uma barragem, estes com certeza nunca irão esquecer-se desse dia fatídico. Agora sim, talvez alguém venha a lembrar-se - hoje, faz exatamente um ano que ocorreu o rompimento da barragem Algodões I, em Cocal, o qual deixou centenas de famílias desabrigadas e 15 pessoas mortas em conseqüência desse rompimento, é o que informa a AVABA (Associação de Vítimas e Amigos da Catástrofe Causada pelo Romp. Da Barragem Algodões)

Quantos meses cada Brasileiro trabalha para manter o estado com seus impostos? Quanto vale uma vida para o Estado? Será que as famílias que perderam tudo não têm o direito de uma justa indenização para recomeçar suas vidas de forma digna?

As famílias que perderam um ente receberam em dinheiro R$ 500,00 e o equivalente em móveis e utensílios domésticos outros R$ 4.500,00. Nós Brasileiros que sustentamos o nosso Estado só valemos isso?

Uma vez que as famílias foram retiradas de suas residências por ordem judicial pelo fato da área representar risco para as suas vidas, quem deve responder pelo retorno das famílias ao local, já que a ordem judicial foi desrespeitada?

Recentemente, a imprensa piauiense divulgou que o Ministério Público do Estado está cobrando a punição da Emgerpi - Empresa de Gestão de Recursos do Piauí -, e do Governo do Estado com o pagamento de indenização por danos morais e materiais, além de indenização pelas perdas de familiares na tragédia de Algodões I. O MPE argumenta que a Emgerpi e o Estado deverão ser responsabilizados por permitirem a volta das famílias à área de risco sem um laudo técnico comprovando que a barragem não se romperia.

Dizem que perguntar não ofende, então tenhamos a coragem de indagar as autoridades do nosso Estado: quando estas famílias terão acesso aos seus direitos? As casas que seriam para estas famílias, já foram concluídas e entregues? De acordo com o presidente da AVABA, o então secretário de Defesa Civil informou que o governo do Estado do Piauí recebeu 9 milhões de reais para a reconstrução de casas populares destinadas às famílias atingidas pela barragem. Foram construídas 381 casas? Qual é o custo de cada uma dessas casas informado pelo governo do estado? E de acordo com o levantamento dos pedreiros e da população local, quanto custa cada casa mesmo? E a indenização que as famílias deveriam receber, já está sendo repassada? Não podemos deixar que apague da nossa memória aquele terrível dia.

O Documento de Aparecida (467) nos fala que hoje assistimos a novos desafios que nos pedem ser voz dos que não têm voz, porque diante da exclusão, Jesus Cristo defende os direitos dos fracos e a vida digna de todo ser humano. De seu mestre, o discípulo tem aprendido a lutar contra toda forma de desprezo da vida e da exploração da pessoa humana ( DA 358).

Dom Alfredo Schaffler
Bispo Diocesano de Parnaíba

terça-feira, 25 de maio de 2010

Encontro Comunitário reúne famílias em Padre Marcos

Famílias festejarão dia 28 a chegada da água para a produção de alimentos

“Deus criou o céu, os mares e a terra. Ele criou as plantas, os animais, os peixes e os pássaros. Os seres humanos, porém, Ele os criou à sua imagem”. Foi com essa passagem descrita no livro do Gênesis, da Bíblia Sagrada, que o Padre Pio iniciou as atividades do Encontro Comunitário do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) em Padre Marcos (PI). Agricultores e agricultoras familiares do município se reuniram no ultimo dia 22 de maio, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) para confraternizar, avaliar e trocar experiências sobre a alegria que é ter água em casa para beber e cozinhar, e agora para produzir alimentos também.

Dentro da programação do dia, foi reforçado com os/as participantes o que vem a ser a agricultura familiar, sua origem, dados sociais e econômicos, dados de produção e as possibilidades.

Segundo João Evangelista, coordenador do P1+2 pela Cáritas Brasileira Regional do Piauí, a agricultura familiar na atualidade é responsável pela maior da produção de diversos produtos como mandioca, feijão, milho, aves, ovos e suínos. No Piauí a população rural gira em torno de um milhão de habitantes (27% da população do Estado) e é composta na sua maioria por trabalhadores rurais.

“Esses dados de população tem uma particularidade que faz do Piauí o segundo maior do Brasil em população rural. Embora seja grande esse número, ainda é inversamente proporcional a quantidade de investimentos no setor, que ainda é muito baixo. Isso faz com que as famílias agricultoras tenham baixo poder aquisitivo e acesso limitado às tecnologias disponíveis”, ressaltou.

O município de Padre Marcos, distante a uma média de 380 quilômetros de Teresina (capital do Piauí), tem amplo potencial em agricultura familiar. Os números mostram que um total de 906 estabelecimentos familiares ocupam uma área de 15.800 hectares, gerando uma renda de 740 mil reais por ano.

Gênero e Gerações

Uma discussão sobre Gênero e Gerações também foi feita nas atividades do dia. Foi aberta uma “roda de conversa” que possibilitou uma reflexão sobre o papel da mulher, infância, adolescência e juventude em torno das atividades familiares e na sociedade.

Dona Lúcia, da comunidade Jiló, relata que as dificuldades em uma região que ainda não tem acesso à água são enormes, mas ressalta que com muita força de vontade é possível fazer uma história diferente para todos e todas. “Ainda temos muitos desafios, pois nossa comunidade ainda não tem o benefício que as cisternas trazem, mas estamos lutando para isso. Só com a nossa organização é que podemos fazer alguma coisa, e as mulheres tem um papel importante em tudo quanto for da família”.

Segundo dona Lúcia, as mulheres da sua comunidade realmente fazem a diferença. Ela relatou para os participantes que antes a associação era gerida por homens e ficava parada. Quando passou para as mulheres tomarem de conta começou a gerar frutos. Hoje ela, que é presidente da associação, está mais presente no STTR de Padre Marcos e todos e todas já conseguiram vários benefícios. Como faz parte da comissão municipal da ASA no município, diz que a próximo passo é garantir água boa para todas as famílias.

Famílias celebram a chegada das cisternas

As famílias deverão se reunir novamente no próximo dia 28 de maio, quando será realizada uma Missa em Ação de Graças para a inauguração das cisternas construídas no município. O evento será na comunidade Barra, com início às 8h da manhã e termino com um almoço comunitário. A celebração será presidida pelo bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José, e será transmitida pela Rádio Cultura FM.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Prêmio recebe inscrições de iniciativas de uso sustentável da água

A Agência Nacional de Águas (ANA) recebe inscrições para o Prêmio ANA 2010. Nesta terceira edição, o tema é "Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável".

O objetivo da premiação bienal é reconhecer iniciativas de sete categorias - governo, empresas, organizações não governamentais, pesquisa e inovação tecnológica, organismos de bacia, ensino e imprensa - que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do país. As ações inscritas também devem estimular o combate à poluição e ao desperdício e apontar caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; aderência social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental. Os três finalistas em cada categoria serão conhecidos em outubro. A cerimônia de premiação ocorrerá em 1° de dezembro em Brasília (DF).

Os interessados devem encaminhar seus trabalhos por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2010. O endereço é SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco "M", Sala 222, Brasília-DF, CEP: 70610-200.

Mais informações: www.ana.gov.br/premio
E-mail premioana@ana.gov.br ou pelo telefone (61) 2109-5412.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Semeando Solidariedade - Cáritas Diocesana de Bom Jesus - Parte 01

Duas mil pessoas participam do I Fórum Social Regional de Oeiras


Iluminados pela passagem bíblica “Para que todos tenham vida” (Jo 10,10), representantes dos 21 municípios que formam a Diocese de Oeiras se reuniram no dia 01 de maio, no Ginásio Santaninha, em torno do I Fórum Social Regional. Com o tema “Vida, Cidadania e Paz”, o espaço foi aberto para discutir, analisar e debater a atuação da sociedade civil organizada na luta pelos direitos essenciais do cidadão.

O objetivo principal do evento foi suscitar um amplo debate sobre os problemas urgentes que tem ameaçado o direito à Vida na região e buscar alternativas concretas e viáveis para preveni-los e erradicá-los, envolvendo o Poder Público, a Sociedade Civil e as Igrejas. Segundo Carlos Humberto Campos, assessor da Cáritas Brasileira Regional do Piauí, era prevista a participação de mil pessoas. “Nossas expectativas foram superadas em participação popular. Em vez de mil pessoas, pudemos contar com 2 mil. E isso é bastante animador para a nossa luta”, frisou.

Dentro da programação aconteceu uma conferência assessorada pelo professor Solimar Oliveira, da Universidade Federal do Piauí, e pelo ex-vereador de Teresina e humorista João Cláudio Moreno. Aconteceram também oficinas com os seguintes temas: Sentido da Vida, Cidadania e Paz, Dignidade da Vida Humana, Proteção à Infância e a Adolescência, Economia Solidária, Trabalho e Cidadania, Vida e Ecologia, Juventude e Cidadania.

Os resultados das oficinas foram socializados durante a “Caminhada da Paz” que teve saída do Rotary Club, passando pela Paróquia da Sagrada Família e finalizando na Praça das Vitórias que abriga a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, onde foi realizada uma Celebração Eucaristica para encerrar o evento.

O resultado das oficinas será sistematizado e produzido um documento final para socialização das conclusões e decisões do Fórum. O evento foi realizado pela Diocese de Oeiras em parceria com a Pastorais Sociais, Movimentos Sociais, Prefeituras Municipais da região, Polícia Militar, Rotary Club, 7ª Ciretran do Detran-PI, Sinte-PI Regional de Oeiras, Gerência Regional de Educação – 8ª GRE, Sec. Municipal de Cultura, Conselhos Tutelares.

Fotos: muraldavila.com.br

quarta-feira, 5 de maio de 2010

"A Igreja sempre é comunicação", diz Dom Orani


"A Igreja sempre é comunicação", afirmou o presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB e Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, nesta quarta-feira, 5, dia em que se comemora o Dia Nacional das Comunicações.

Dom Orani explica que o "próprio Jesus veio para comunicar a mensagem do Pai e, assim, também nos deixou a Igreja para continuar essa missão de comunicar a 'Boa Notícia' a todos. Isso através do testemunho, da Palavra de Deus e dos meios que vão surgindo".

O prelado recordou ainda a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações, que será celebrado no Dia da Ascensão do Senhor, no próximo dia 16, quando o Santo Padre recorda aos padres que "nós não podemos estar fora desse trabalho de comunicação, anunciando a Palavra de Deus".

Fonte: Canção Nova Notícias

Hoje é Dia das Comunicações


No dia 05 de maio é comemorado o dia das comunicações, data de nascimento de Marechal Rondon, responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas telegráficas em nosso país.

Comunicar é o ato de trocar conhecimentos, divulgar uma ideia, notícia ou informação, tornando outras pessoas cientes de um determinado assunto. Para que aconteça a comunicação, é preciso que existam três elementos essenciais: um emissor, um receptor e a mensagem a ser transmitida. Durante a conversa as pessoas trocam os papéis, passam de emissores para receptores o tempo todo.

Um dos elementos principais para a comunicação foi a invenção de Gran Bell, o telefone. Antes dele, as pessoas enviavam mensagens através de cartas ou de mensageiros, essas demoravam muito para chegar.

Os avanços tecnológicos facilitaram muito a vida moderna e têm auxiliado na transmissão das informações, onde as mesmas acontecem de forma mais rápida e eficiente. Hoje em dia, além da comunicação pessoal, podemos nos comunicar por bip, celular, pager, e-mail, recursos de comunicação eletrônica. Os sites de conversas possibilitam que as pessoas se comuniquem de qualquer lugar do mundo, no mesmo momento. Não podemos esquecer a importância dos jornais e revistas, que também levam informação às pessoas.

Mas não é só dessa forma que acontece a comunicação. Ao assistirmos televisão ou filme no cinema, estamos como receptores de informações. Os panfletos entregues nas ruas e os outdoors espalhados pelas cidades também trazem informações, deixando-nos na qualidade de receptores.

Existem ainda as formas de comunicação especiais, para pessoas que não podem fazê-las na forma mais convencional, através da fala, da leitura ou da escrita. A linguagem para os deficientes auditivos (surdos/mudos) é chamada de libras e é feita através de sinais com as mãos. Os deficientes visuais se comunicam normalmente através da fala, porém para a leitura, utilizam a comunicação em braile, identificando códigos em alto relevo, através das mãos.

Nos órgãos do poder executivo do governo brasileiro, existe um ministério responsável por essa área, o Ministério das Comunicações, onde o presidente da república escolhe uma pessoa, de sua confiança, como ministro, sendo o responsável pela área. Os principais objetivos desse órgão são: “proporcionar à sociedade Brasileira acesso democrático e universal aos serviços de telecomunicações, radiodifusão e postais, privilegiando a redução das desigualdades sociais e regionais, o desenvolvimento industrial-tecnológico competitivo, a expansão do mercado de consumo de massa e a gestão sustentada do meio ambiente.”

Fonte: Brasilescola.com
Imagem: brkconsultores.com.br

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Diocese de São Raimundo Nonato realiza Congresso de Trabalhadores/as Rurais

A Diocese de São Raimundo Nonato realizou de 30 de abril a primeiro de maio no Colégio Nossa Senhora das Mercês o 1º Congresso Diocesano de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. O evento teve como tema - “Agroecologia: Salvar a Terra e a Água é Salvar a Vida”.

No primeiro dia estiveram presente pessoas de vários municípios da macrorregião. Pela manhã e a tarde os participantes acompanharam palestras com orientações sobre temas relacionados à zona rural e momentos de convivência. À noite, apresentação do Projeto Pedagógico da escola e shows com o cantor Zé Vicente e o humorista piauiense João Claudio Moreno. No segundo dia, a programação seguiu até o meio dia.

Durante o encontro foram oferecidas oficinas de: Manejo da caatinga, roça sem queimadas, manejo de caprino, alimentos com floras do semi-árido, hortas orgânicas, igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres, modelos de assentamentos, trabalho escravo, artesanatos, formação de jovens para a convivência com o semi-árido, apicultura e economia solidária.

Os trabalhadores ainda participaram de uma feira de exposição de produtos agrícolas oriundos da região.

>> Veja mais fotos

Núcleo de Comunicação da Diocese de São Raimundo Nonato