terça-feira, 20 de julho de 2010

Reportagem - Trabalho no Parque Estevão em Parnaíba (PI)

Jovens irlandeses vão construir casas em Parnaíba


Um grupo de jovens irlandeses estão desde sábado em Parnaíba, 318 quilômetros ao Norte de Teresina, para realizar um trabalho social voltado para a construção civil. Os europeus são voluntários da Organização Não Governamental Serve, que tem sede na capital da Irlanda, em Dublin.

Esta é a sétima vez que a Serve envia moças e rapazes para Parnaíba onde realizam a construção de casas populares para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ONG trabalha na região com o apoio e logística da organização católica Cáritas. “Em anos anteriores, famílias no bairro São Vicente de Paula em Parnaíba, Morro da Mariana, Cal e Labino em Ilha Grande, foram beneficiadas com as construções. Este ano o Parque Estevão na cidade parnaibana será o local onde o benefício será realizado”, disse o coordenador da Cáritas em Parnaíba, Marcos Terto.

Além das casas, os irlandeses também realizarão a construção de cisternas para a comunidade. O grupo está no Brasil desde a última quarta-feira (14) quando desembarcaram em Fortaleza, no Ceará, e tiveram noções básicas de língua portuguesa, além de conhecimento da cultura brasileira e nordestina. “Os recursos financeiros utilizados para o trabalho social são doações angariadas pelos próprios jovens na Irlanda, aqui eles trabalham juntamente com a família beneficiada e com profissionais da construção civil nas construções”, revelou Marcos Terto.

O grupo deve ficar em Parnaíba até o dia 30 deste mês. A Serve realiza intervenções sociais em outros continentes anualmente e tem na coordenação o padre irlandês Gerald O’Connor que já morou em Parnaíba como religioso redentorista.

Fonte: Jornal O Dia
Foto: ProParnaíba.com

20 de julho - Dia da Amizade


20 de julho - Dia da Amizade, upload feito originalmente por Cáritas Piauí.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Festejos da Comunidade São Vitor

Tem início hoje, 19 de julho, os Festejos da Comunidade São Vitor em São Raimundo Nonato. O evento está previsto para terminar no próximo dia 28 de julho com procissão pelas ruas do povoado a partir das 5h da tarde. A Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato participará das atividades no sábado (24).

A comunidade convida para a festa: “Venham e participem conosco, sua presença enriquecerá com muito brilhantismo a nossa comunidade. Venham e sintam-se literalmente em casa”

Convite de Heronildes Paes de Negreiros, agente da Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato

2º Festival Nacional da Juventude Rural


Nos dias 26 a 30 de julho de 2010, acontecerá o 2º Festival Nacional da Juventude Rural, em Brasília-DF, que tem como tema: “Sucessão Rural com terra, Meio Ambiente Sustentável, Trabalho e Renda”.

A perspectiva nesta ação é de reunir 5 mil jovens rurais de todo Brasil, para debaterem e discutirem sobre a construção e implementação de políticas públicas voltadas para a juventude rural, principalmente nos setores do crédito, geração de trabalho e renda, meio ambiente sustentável, fortalecimento da agricultura familiar e sucessão rural.

O Piauí realizou o 2º festival estadual da juventude rural, no final de 2009, em Teresina-PI, com o mesmo tema do nacional reunindo entorno de 170 jovens de todas as regiões do estado. O festival estadual teve como objetivo preparar a juventude rural piauiense para debater e discutir sobre os assuntos inspirados no tema do festival nacional que também serão discutidas em cenário nacional sem perder a perspectiva regional e local.

O que: 2º Festival Nacional da Juventude Rural
Quem: 5 mil jovens rurais de todo o Brasil
Onde: Pavilhão do Parque da Cidade/Brasília

Maiores informações: http://www.contag.org.br/hotsites/festival/index.php

Fonte: FETAG-PI

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Tem início em Teresina (PI) XX Assembléia de Pastoral da CNBB

O Regional Nordeste IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está realizando até o próximo domingo (18), a XX Assembléia de Pastoral que tem como tema “A palavra de Deus é a sustentabilidade da Igreja”. O evento está acontecendo no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus em Teresina e conta com a participação dos bispos diocesanos, agentes diocesanos e de pastorais.

Durante a abertura da assembléia, na noite de quinta-feira (15), foi feita a acolhida dos participantes que vieram de todo o Estado e a acolhida do novo bispo da Diocese de Floriano, Dom Valdemir Ferreira dos Santos. Ele foi nomeado bispo no dia 17 de março deste ano e ordenado no dia 30 de maio em Vitória da Conquista (BA). Dom Valdemir será o bispo referencial para a Liturgia e a Missão.

Para Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Teresina e presidente do Regional, estar na 20º Assembléia de Pastoral significa um longo caminho que já foi percorrido. “Aqui nos reunimos como Igreja e vamos trazer, nesses dias, experiências diversas dessa igreja que é uma só, apesar de nossa independência e autonomia. Faremos um exercício de caminhar junto com a Igreja, planejando nossas ações como regional”.

Para encerrar o dia os participantes assistiram a apresentação da dupla de repentistas Edvaldo e Joaquim da Mata, que fizeram uma apresentação bem humorada da situação de exclusão que ainda existe e do trabalho que a igreja e suas pastorais, sacerdotes e leigos, tem feito para mudar essa realidade.

O que: XX Assembléia de Pastoral do Regional NE IV da CNBB
Quando: 15 a 18 de julho
Onde: Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, rodovia PI-130, Km 08 – Teresina (PI)

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Cáritas Diocesana de Picos arrecada donativos para SOS PE e AL

A Campanha SOS Pernambuco e Alagoas está a todo vapor e tem recebido a cooperação da população de Picos. A Cáritas Diocesana de Picos está arrecadando alimentos, roupas e calçados para encaminhar para os Estados atingidos através dos Correios.

Em uma semana de campanha já foram arrecadados 345 peças de roupas e calçados e mais 56kg de alimentos que foram recebidos no escritório da Cáritas. Os donativos estão sendo deixados também em todas as paróquias da cidade.

Como doar?

Quem quiser doar alimentos, roupas, calçados, roupa de cama, materiais de limpeza deve se dirigir à paróquia mais próxima ou ao escritório da Cáritas Diocesana de Picos, localizado na Rua Padre Madeira, 380, ao lado da Catedral Nossa Senhora dos Remédios.

Se preferir fazer uma doação em dinheiro, a Cáritas Brasileira está disponibilizando três contas bancárias:

Banco do Brasil: Agência 3505-X, Conta Corrente 5821-1 (CNPJ: 33.654.419/0011-98).
Caixa Econômica Federal (CEF)Negrito: Agência: 1041, operação 003, conta 1292-1 (CNPJ: 33.654.419/0001-16).
Bradesco: Agência: 606, conta 68000-1 (CNPJ: 33.654.419/0001-16).

Você pode juntar um grupo de amigos e promoverem campanhas de arrecadação de alimentos ou de dinheiro. Todos os recursos captados pela Cáritas serão destinados à reconstrução de casas e meios produtivos das famílias mais empobrecidas além de apoio emergencial na compra de alimentos, colchões, lençóis, materiais de higiene e limpeza, filtros etc.

Mariana Gonçalves, comunicadora da Cáritas Brasileira Regional do Piauí

Floriano dá boas vindas a Dom Valdemir em ritmo de festa

Centenas de fiéis lotaram a Praça da Catedral de São Pedro de Alcântara no dia 03 de julho para participar da posse de dom Valdemir Ferreira dos Santos, novo bispo da Diocese de Floriano. Dom Valdemir foi nomeado pelo papa Bento XVI, no dia 17 de março de 2010 para suceder a Dom Augusto Alves da Rocha, 76 anos, que pediu renúncia após completar 75 anos de idade, conforme prescreve o cânon 401 parágrafo 1º do Código de Direito Canônico.

A ordenação de Dom Valdemir como segundo bispo de Floriano ocorreu no dia 30 de maio em Vitória da Conquista (BA), cidade onde atuava como vigário episcopal e ecônomo arquidiocesano.

A chegada do novo Bispo da cidade foi motivo de muita alegria para todos os florianenses, que recepcionaram o pastor na entrada da cidade. Os fiéis de Floriano saudaram Dom Valdemir Ferreira dos Santos, numa ocasião de grande importância para a cidade que marca o calendário de festividades dos 113 anos de Floriano. Após ser recepcionado com faixas e cartazes de boas vindas pelas 'ovelhas de seu novo rebanho' Dom Valdemir seguiu em carreata em carro aberto em companhia de Dom Augusto Rocha pelas ruas da cidade até à Catedral São Pedro de Alcântara.

Na Catedral foi realizado o rito de "Acolhida ao Bispo", uma cerimônia tradicional realizada geralmente nas ordenações e solenidades da Igreja. Logo na entrada à Catedral o grupo de Escoteiros Sebastião Martins recebeu Dom Valdemir com o som de flautas tocando o "Hino do Pontifício".

Seguindo a cerimônia o novo Bispo fez uma pequena saudação aos fieis e fez um breve apanhado do que irá realizar como Bispo da Cidade: "A nossa esperança é o próprio Jesus Cristo, sem ele nada podemos fazer, pois ele é o caminho, a verdade e a vida. Por isso, aqui estamos cheios de esperança para darmos continuidade à construção de um reino que é de Deus, dando continuidade a toda a evangelização começada aqui há muitos anos e nos últimos tempos pelo nosso Dom Augusto. O que para mim é uma responsabilidade muito grande. Eu que tive o privilégio de ser sucessor de um pastor, de um profeta como Dom Augusto que vocês conhecem muito bem, e eu vim reavivar o amor que é de Deus, porque Deus é amor".

Ao final da cerimônia o prefeito Joel Rodrigues entregou as chaves da cidade a dom Valdemir Ferreira dos Santos como forma de homenageá-lo e de dar as boas vindas em nome de Floriano. O prefeito entregou ainda os documentos das terras onde a Catedral está construída e que pertencia ao município, transferindo a posse das terras à Diocese de Floriano.

Seguindo a programação, a Celebração Eucarística de Posse Episcopal começou às 17h na praça Dr. Sebastião Martins e teve a duração de três horas. A cerimônia foi presidida pelo bispo de Parnaíba Dom Alfredo Schaffler que enalteceu a presença do novo membro do episcopado no Regional Nordeste IV. Durante a homilia Dom Valdemir, reafirmou a opção preferencial da Igreja pelos pobres e destacou a exclusão social como a maneira mais aguda de tirar dos pobres o direito à vida.

O bispo emérito de Floriano, D. Augusto Alves da Rocha depois de dois anos a frente do episcopado, entregou o báculo ao seu sucessor, mas entre os fiéis era perceptível sentimentos de gratidão e afeto com o bispo emérito da cidade.

João Raimundo, agende da Cáritas Diocesana de Floriano

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mais contas da campanha SOS PE e AL

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste II e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 (CNBB-NE2) lançaram, quarta-feira (23/6), campanha de emergência intitulada “SOS Pernambuco e Alagoas” em favor dos atingidos pelas chuvas.

As doações poderão ser depositadas nas seguintes contas bancárias:

Banco do Brasil
Agência 3505-X, Conta Corrente 5821-1 (para DOC e TED - CNPJ: 33.654.419/0011-98).

Caixa Econômica Federal (CEF)
Agência: 1041, operação 003, conta 1292-1 (para DOC e TED - CNPJ: 33.654.419/0001-16).

Bradesco
Agência: 606, conta 68000-1 (para DOC e TED - CNPJ: 33.654.419/0001-16).

Carla Lisboa, Assessora de Imprensa da Cáritas Brasileira

SOS Pernambuco e Alagoas