quinta-feira, 31 de março de 2011

Mulheres se manifestam por direitos e políticas públicas em São Raimundo Nonato

Na ultima quarta-feira, 30 de março, o movimento “Margaridas Promovendo Identidade Feminina” realizou uma mobilização na cidade de São Raimundo Nonato com o lema “Os direitos da mulher também são direitos humanos”. O evento lançou e preparou mulheres do município de São Raimundo Nonato para a Marcha das Margaridas, em nível nacional, e contou com o apoio de entidades como a FETAG, STTR/SRN, CÁRITAS, CPT, PROARTE/FUMDHAM, CAPOEIRA DE QUILOMBO e outras.

O movimento em São Raimundo Nonato reúne mulheres agricultoras, sindicalistas, professoras das redes estaduais e municipais, professoras universitárias, mulheres quilombolas, assessoras técnicas de organizações não governamentais. Essas mulheres, articuladas no espírito de luta por direitos do dia 08 de março, organizaram-se no movimento para aprofundar o debate público sobre direitos e políticas públicas. Uma carta solicitando a efetivação de políticas públicas para mulheres foi entregue a diversos órgãos públicos como as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social; INSS, Promotoria Pública e Conselho Tutelar. A pauta do debate com as organizações e a população se concentra nos eixos de saúde e seguridade social, combate a violência contra a mulher, educação e cultura.

Neste dia, uma caminhada pela cidade, partindo da Praça do Relógio até a Câmara Municipal, foi realizada oportunidade na qual foram apresentadas as informações das organizações públicas e foi lido o manifesto do próprio movimento com constatações e reivindicações levantadas em debates com grupos e mulheres na cidade e zona rural do município.

Marcha das Margaridas

O movimento nacional leva o nome de Margarida Maria Alves, trabalhadora rural, tesoureira e em seguida presidente do sindicato de trabalhadores rurais em Lagoa Grande – Paraíba. Margarida lutava pela defesa dos direitos dos homens e mulheres do campo, pelo décimo terceiro salário, o registro em carteira, a jornada de oito horas e as férias obrigatórias. Foi uma das fundadoras do Centro de Educação e Cultura dos/as Trabalhadores/as Rurais, cuja finalidade é, até hoje, contribuir no processo de construção de um modelo de desenvolvimento rural e urbano sustentável, a partir do fortalecimento da agricultura familiar. Por causa de suas lutas Margarida foi assassinada a mando dos patrões em 12 de agosto de 1983. Sua história continua sendo um dos grandes referenciais de mobilização das lutas das mulheres no nordeste brasileiro.


Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato

terça-feira, 29 de março de 2011

Prorrogadas as inscrições para o Curso de Especialização em Educação no Semiárido

A UESPI e a RESAB prorrogaram as inscrições para o Curso de Especialização em Educação Contextualizada no Semiárido, que irá acontecer no Campus da UESPI em Picos. As inscrições agora vão até o dia 08 de abril/2011.

A UESPI está oferecendo nesse curso 50 (cinquenta) vagas, todas gratuitas, sendo 40 (quarenta) vagas destinadas aos/às professores/as e coordenadores/as pedagógicos/as da educação básica da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério, nos municípios do Semiárido piauiense e 10 (dez) vagas destinadas aos educadores populares e técnicos vinculados as organizações sociais.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Precisamos falar de corrupção?

A estiagem do início do ano atingiu mais uma vez, como era de se esperar, a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de nosso estado. A chuva tardia, característica de nosso clima semiárido, não resolverá os problemas de falta de sementes agora e nem de falta alimentos mais tarde. Isso significa que nosso povo vai passar mais um ano com muitas necessidades e sofrimentos. Sem água potável para o consumo humano, sem alimento necessário e em quantidade certa e continuando, assim, um processo de marginalização em todas as áreas da vida para as populações que estão no campo. O êxodo continua agora com marcas de Trabalho Escravo. Não temos Reforma Agrária. O que temos são carvoarias em vez de roças; eucalipto e mamona no lugar do feijão, arroz, milho e mandioca.

Não é diferente também para as pessoas, famílias e populações pobres que estão nos bairros das periferias de nossas cidades. Cerca de 140 mil pessoas usuárias da antiga CEPISA (companhia de energia do estado), hoje Eletrobrás, estão com suas contas atrasadas. Os problemas se avolumam. A violência cresce. A Drogadição invade os lares.

Enquanto isso “nossos governantes” se trancam em salas para dividir o poder. Quem fica com a Prefeitura? Quem fica com estado? Quem vai ser o Senador? Quem tem mais voto pra deputado? De quem é a Secretaria X ou Y? Que imposto se vai aumentar para arrecadar mais?

A festa de posse do governador custou aos cofres públicos cerca de 90 mil reais. O salário dos parlamentares estaduais passou de 12 mil para 20 mil reais. O Nepotismo reina nos governos piauienses se tornando um dos maiores do país. A Assembléia Legislativa que tem apenas 30 deputados eleitos, paga mensalmente salários altíssimos a 36 deputados. Enquanto isso, foi suspensa a ajuda de R$60,00 (sessenta reais) por pessoa atingida pela tragédia da Barragem Algodões l.

O Piauí faz parte da nova rota de tráfico de drogas é um dos estados que mais tem incidência do Trabalho Infantil, de mortalidade materna, de dengue e hanseníase. Sobem o número de mulheres com AIDS, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Na delegacia especializada dos Direitos da Mulher foram registradas 1.300 ocorrências de violência contra a mulher somente no ano de 2010.

O Piauí recebeu, entre 2009/2010, 40,35 milhões de reais para estruturação de 24 estabelecimentos de saúde estaduais. As obras não foram realizadas, segundo auditoria do SUS (Denasus). Hospitais municipais têm baixos índices de resolutividade, mesmo para os procedimentos mais simples.

O Piauí tem recorde de prefeitos cassados. Em 12 municípios foram realizados novos pleitos. 43 gestores foram cassados entre 2009/2010 por crimes eleitorais, principalmente compra de voto e abuso de poder.

Mais de 270 mil pessoas no Piauí passam fome, segundo pesquisa Nacional por Amostragem de Domicilio – PNAD/2009. O nível de insegurança alimentar do Piauí é o segundo maior do Brasil. O Estado tem 1,5 milhões de pessoas que sofrem alguma restrição no acesso a alimentação. São quase 276 mil pessoas que vivem na iminência da Fome. Por fim, o Estado do Piauí possui ainda 563 mil são pessoas analfabetas, segundo o IBGE, enquanto isso, 11 prefeitos e vices, foram presos por desviarem dinheiro da educação e da saúde. Precisamos ainda falar de Corrupção?

Hortência Mendes - Secretária Regional da Cáritas Brasileira

quarta-feira, 23 de março de 2011

Em Barras, famílias da Vila Esperança cobram solução para inundações

A Associação Comunitária da Vila Esperança de Barras realizou na manhã de 22 de março - Dia Mundial da Água -, em parceria com a Cáritas Brasileira Regional do Piauí, uma Audiência com a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal para tratar do problema de inundações do local. A audiência aconteceu na sede da associação e contou com a participação dos moradores, secretaria do meio ambiente, infraestrutura, Comissão de Defesa Civil e vereadores.

Segundo os moradores e moradoras, o problema na Vila é antigo e foi decorrente da ocupação do local. Quando as pessoas começaram a ocupar o lugar, foram retirando barro para a construção das casas o que resultou na formação da lagoa. Nos períodos de chuva a lagoa transborda, deixando as casas do seu entorno debaixo d’água.

Lagoa nasceu do processo de ocupação da vila

Como encaminhamento da reunião, o secretário de meio ambiente, Francisco de Assis Carvalho, se comprometeu em tentar resolver a situação enquanto as chuvas ainda não estão severas. O engenheiro da prefeitura deverá visitar o local e fazer um laudo técnico apontando a solução possível para o problema. Uma nova reunião com os moradores e moradoras foi marcada para o dia 29 de março (terça-feira), quando o engenheiro já deverá apresentar o laudo.

Os vereadores que compareceram à audiência se comprometeram em fazer o possível para cobrar soluções para o problema e aprovar o projeto que irá ajudar a melhorar a vida das famílias da Vila Esperança.

O trabalho da Cáritas em Barras

A Cáritas trabalha há alguns anos no município de Barras com projetos de geração de renda, garantia de políticas públicas e apoio emergencial.

No período de emergências, a Cáritas mobiliza paróquias e dioceses para a realização de campanhas de doações de alimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas e agasalhos; e articulação com o poder público e Defesas Civis Municipais participando das comissões. Em Barras nas ultimas enchentes, foram atendidas 680 famílias com cestas básicas, kits de higiene e limpeza e filtros. Além da construção de 15 casas (entre zona urbana e rural) pelo projeto Reabilitando Vidas.

O projeto Trilhas de Liberdade, iniciado em 2004, contribuiu para a erradicação do trabalho escravo, especialmente na região da Amazônia Legal e do Nordeste, onde se concentra o maior número de casos. As experiências desenvolvidas pelo projeto Trilhas de Liberdade representam um ponto de partida na geração de alternativas de trabalho e renda para pessoas em risco de aliciamento e/ou resgatados do trabalho escravo.

Com o projeto Trilhas de Liberdade, a Cáritas apoiou as comunidades Taboca e Jardim/Formoso com ações de Geração de Trabalho e renda, como o beneficiamento do Coco Babaçu e Piscicultura, Campanha contra o Trabalho Escravo. Participaram diretamente do projeto 85 famílias, as quais receberam capacitações, organização político-social integradas aos princípios da agroecologia e Economia Popular Solidária.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Agentes são capacitados para manuseio do SICONV

A Cáritas Brasileira Regional do Piauí estará realizando nesta quinta-feira (17), em Teresina, a primeira Etapa do Curso de Capacitação sobre SICONV. O curso acontecerá no escritório da Cáritas e reunirá agentes de todo o Estado na formação para o processo de acesso a recursos públicos por meio de convênios.

O curso todo acontecerá em 03 (três) etapas que darão condições aos agentes das Cáritas Diocesanas de compreender e manusear o Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV) para pesquisas, apresentação de propostas, execução de projetos e prestação de contas. A segunda etapa acontecerá no dia 12 de maio e a terceira está prevista para o dia 05 de junho.

PROGRAMAÇÃO

9h – Momento orante e apresentação dos participantes
9h30 – Portal de convênios (legislação, manuais, programas); SICONV; Cadastramento de entidades.
12h – Intervalo
14h – Projeto básico e plano de trabalho
17h – Encerramento

segunda-feira, 14 de março de 2011

UESPI abre inscrição para curso de especialização em Educação Contextualizada

A Universidade Estadual do Piauí lançou, em parceria a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB), o edital para seleção de professores e educadores populares interessados em participar do Curso de Especialização em Educação Contextualizada no Semiárido, que irá acontecer no Campus da UESPI em Picos.

O curso de especialização tem o objetivo contribuir na formação teorico-metodológica de professores e educadores populares, tendo como base os princípios da educação para a convivência com o Semiárido e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).

A UESPI está oferecendo nesse curso 50 (cinquenta) vagas, todas gratuitas, sendo 40 (quarenta) vagas destinadas aos/às professores/as e coordenadores/as pedagógicos/as da educação básica da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério, nos municípios do Semiárido piauiense e 10 (dez) vagas destinadas aos educadores populares e técnicos vinculados as organizações sociais que participam da Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB).

As inscrições serão realizadas diretamente na UESPI – Campus de Picos, no período de 14 a 28 de março, nos seguintes períodos das 8 às 11h e das 14 às 17h.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Sugestão de Blog sobre Educação Contextualizada

Desde fevereiro de 2010, está disponível na web um blog especializado em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. A ferramenta é um espaço para aprendizado, discussão e compartilhamento de conhecimento sobre a região semiárida piauiense e como a escola faz o diferencial para que as famílias vivam com dignidade.

Participe desse espaçao de debate sobre a Educação no Semiárido e deixe suas idéias e produções. Nele encontramos opiniões, artigos, livros e muitas outras sugestões de abordagem.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Piauienses elogiam série de desenhos da ASA Brasil

A série que foi feita por crianças da 4ª série mostra jeito divertido de conviver com o semiárido

Um cinema ao ar livre foi montado
para exibição dos vídeos

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA), representação estadual da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA Brasil), lançou na última quinta-feira (25) a série de desenhos animados “Água: vida e alegria no semiárido”. O evento, que aconteceu na sede da organização Obra Kolping Estadual do Piauí, em Teresina, contou com a participação das comissões municipais, agentes de campo, entidades que compõem o FPCSA e representantes do Conselho Fiscal da ASA, do Governo do Paiuí, além da deputada Flora Isabel.

Na cerimônia, foi apresentado aos participantes o Projeto Cisternas nas Escolas da ASA Brasil). A série de desenhos animados integra os produtos pedagógicos do Projeto. O educador popular Antonio “Bedeu”, da ONG Peixe que Ronca de Piracuruca (PI), apresentou o que é a série e como ela está sendo utilizada nos cursos de capacitação da ASA.

O educador explicou que a ASA tem mostrado que para assumir uma atitude de responsabilidade pela sua vida, a pessoa não precisa necessariamente ter muitos anos de estudo. O conhecimento adquirido na vida, no dia a dia, é valorizado pela ASA e tem feito a diferença nas comunidades rurais. Na escola, a ASA defende um projeto pedagógico que constrói o conhecimento através da observação e valorização da realidade dos alunos.

Segundo Carlos Humberto Campos, coordenador executivo do FPCSA, a série de desenhos animados é um instrumento pedagógico riquíssimo para trabalhar a convivência com o semiárido dentro das escolas. “Essa é uma série de desenhos que foi produzida de forma diferente, é uma série de criança para criança. Através da brincadeira é possível ensinar a conviver com a região”, diz.

Anadete Reis, integrante do Conselho Fiscal da ASA, elogiou a iniciativa lembrando que ao ver esses desenhos recorda de sua terra e sua infância. Os desenhos foram feitos por crianças da quarta série de Riachão do Jacuípe (BA) e a conselheira também é baiana. Ela ressaltou também a preocupação da ASA em dialogar com todas as idades nessa luta pela convivência.

Lúcia Araújo, diretora do Programa de Convivência com o Semiárido do Governo do Estado do Piauí, falou sobre a importância da parceria com o Unicef para consolidar as ações de convivência que devem iniciar bem cedo. “Construir cisternas nas escolas é uma discussão de longa data na Agência Nacional de Águas. A ASA está de parabéns pela implantação desse projeto que é uma forma de inserir a Educação Contextualizada de forma mais significativa dentro da Escola. O Governo do Estado também mostra uma preocupação grande com a região e estamos abertos para trabalharmos em conjunto com a sociedade civil”.

A deputada Flora Isabel também elogiou a iniciativa e colocou-se à disposição do FPCSA para pautar a luta pela convivência com o Semiárido no Legislativo. A deputada se comprometeu em pautar o semiárido piauiense e a luta da sociedade civil para a convivência digna com a região na Alepi.

Mariana Gonçalves e Paula Andréas - comunicadoras populares da ASA Brasil

Cáritas Brasileira - Quem Somos?

terça-feira, 1 de março de 2011

Criado Conselho Diocesano do Laicato na Diocese de São Raimundo Nonato

Os leigos e leigas da Diocese de São Raimundo Nonato – PI, fundaram o Conselho Diocesano do Laicato, na sexta-feira, dia 25 de fevereiro de 2011. A Assembléia Diocesana de Leigos e Leigas convocada especificamente para este fim contou com representação das quatro foranias da Diocese e das coordenações diocesanas da Cáritas, Pastoral da Criança e CPT. Contou ainda com a participação da presidente do CNLB Reg. NE 4, Vanda Carvalho.

A mobilização do laicato na Diocese havia se dispersado em anos anteriores e foi retomada em 2009 com uma provocação na Assembléia Diocesana de Pastoral com o estímulo do então bispo diocesano Dom Pedro Brito Guimarães, atual arcebispo de Palmas - TO. Uma comissão provisória foi criada em 2010 promovendo uma formação do laicato em todas as foranias e sede da Diocese em vista da criação do Conselho.

A assembléia de fundação retomou as motivações e conteúdo da formação com base em subsídios do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, reforçando o entusiasmo dos representantes. A assembléia discutiu e aprovou o estatuto com 51 artigos e elegeu o primeiro colegiado, presidência e conselho fiscal.

O conjunto dos eleitos e eleitas se reunirão pela primeira vez no dia 19 de março de 2011, dentro da programação do encontro de formação do Fórum Diocesano de Pastorais Sociais.

Hildebrando Pires - Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato