segunda-feira, 30 de maio de 2011

Caminhada pelos dois anos de Rompimento da Barragem Algodões I

Acessepiauiportal az - Dantércio Cardosoportal az - Dantércio Cardosoportal az - Dantércio CardosoPortal O Dia - Raoni BarbosaPortal O Dia - Raoni Barbosa
Yala sena - Cidadeverde.comDSC04904DSC04905DSC04906DSC04907DSC04908
DSC04909DSC04910DSC04911DSC04912DSC04913DSC04914
DSC04916DSC04917DSC04918DSC04919DSC04920DSC04921

Na Nesta última sexta-feira, 27, essa tragédia completou dois anos com marcas profundas na vida dos moradores do vale do rio Pirangi. A passagem da data foi marcada por uma manifestação de 300 pessoas atingidas que vieram a Teresina no dia 26 de maio, chamar atenção para o problema. Durante o ato, as famílias fizeram um abraço simbólico do Palácio de Karnak, sede oficial do Governo. Após o abraço, as famílias seguiram em caminhada pela Avenida Frei Serafim até a Assembléia Legislativa, para a Sessão Solene em atenção às vítimas do rompimento da barragem.

Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato participa da criação do conselho Municipal de Meio Ambiente

A sociedade civil de São Raimundo Nonato já acumula ganhos significativos no que se refere ao controle social de Políticas Públicas. No ultimo dia 20 de maio, foi realizada a 2ª plenária para discutir a Criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, debate que está sendo motivado pela Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” para discutir a proteção ao meio ambiente.

Segundo Hildebrando Pires, coordenador da Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, a segunda plenária é um avanço dos compromissos firmados no Seminário sobre Projetos Ambientais no Território Serrada Capivara. “O seminário realizado no dia 18 de março de 2011, motivado pelas iniciativas da Campanha da Fraternidade, teve desdobramentos interessantes e adesões importantes como a do Ministério Público com a campanha educativa para o tratamento do lixo e a campanha de superação da poluição sonora”, afirmou.

Adesões importantes para colocar em prática encaminhamentos como a limpeza e revitalização do Rio Piauí, que passa pela zona urbana de São Raimundo Nonato. Atualmente o rio é usado como depósito de lixo, cercas e criações de animais apresentam-se próximas ao leito do rio, há o aumento do assoreamento por construções e despejo de entulhos.

Durante o evento, o Ministério Público informou que foi solicitado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR para que seja feito um levantamento da situação do Rio em vista de averiguar tecnicamente as ações de agressão. Com base neste levantamento o Ministério Público deverá encaminhar procedimentos de correção das irregularidades que vierem a ser apresentadas.

A Prefeitura Municipal também se dispôs a participar efetivamente da luta pelo meio ambiente através de ações como ajuste da coleta de lixo e destinação adequada para os resíduos. Além disso, a prefeitura também informou que já foi apresentada para a Caixa Econômica Federal a proposta para a finalização de um galpão de triagem e uma Usina de Reciclagem para a cidade.

Diante desses encaminhamentos, o mais importante do dia foi a continuidade do processo de criação do Conselho de Meio Ambiente. Segundo Hildebrando, as entidades que estiveram presentes na plenária, entre elas a Cáritas Diocesana, são as que terão assento no conselho. “Porém deve-se motivar, convidar outras organizações que venham fortalecer o debate propositivo e fiscalizador de uma política municipal do meio ambiente”.

A secretária Samara, informou que da parte da prefeitura está pronta para o decreto de criação do conselho por parte do Prefeito Municipal, logo que a Câmara aprove o projeto de lei da criação do mesmo.

Participaram da plenária as seguintes instituições: Centro Popular Educacional e Cultural do Sertão Piauiense – CEPECSP; Federação dos/as Trabalhadores/as da Agricultura – FETAG; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR; Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato; PRÓ-ARTE / FUMDHAM; Fundação Nossa Senhora Aparecida; Partido Dos Trabalhadores – PT; Pastoral da Criança; AGESPISA; 13ª Gerência Regional de Educação – GRE; Prefeitura Municipal; Ministério Público.

Mariana Gonçalves, com informações da Cáritas Diocesana

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A cultura histórica de resistência no semiárido


Vídeo-aula do assessor técnico da Cáritas Brasileira Regional do Piauí, Carlos Humberto Campos, para o Curso de Formação em Gestão Pública, Acesso à Água e Convivência com o Semiárido da RedeSAN - Rede Integrada de Segurança Alimentar e Nutricional.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cáritas Diocesana de Picos organiza VII Caminhada da Solidariedade e da Paz

A caminhada reúne milhares de pessoas todos os anos
através do sentimento de solidariedade

A População de Picos e região vive a expectativa para a VII Caminhada da Solidariedade e da Paz, que no tema afirma: “Unidos Podemos Salvar a Natureza”. A partir deste evento é esperado que as pessoas atentem para pequenos gestos com o intuito de melhorar a convivência entre ser humano e meio ambiente.

A Caminhada acontece no próximo dia 5 de junho. Às 5h30h da manhã os caminheiros já devem estar concentrados no espaço ao lado da Igreja São Francisco de Assis, no Bairro Junco. Às 6h tem início a Santa Missa, em seguida a caminhada com destino à Praça Félix Pacheco, no centro de Picos. Este percurso é marcado pela alegria e a presença de milhares de pessoas de todas as idades, que são movidas cada vez mais pelo desejo de ajudar o próximo e promover a paz.

O kit com a camiseta e o boné custa R$ 12,00

Ainda há tempo para adquirir o seu Kit com a camiseta e boné em um dos postos de venda espalhados pela Diocese, como as secretárias paroquiais. Em Picos também disponível na Praça Félix Pacheco e sede da Cáritas. O Kit custa apenas doze reais, o dinheiro arrecadado com as vendas será revertido em ações sociais da Cáritas Diocesana, ou seja, retorna para a sociedade através projetos sociais que visam melhorar a vida de comunidades carentes.

De acordo com o padre Francisco Pereira Borges, Coordenador da VII Caminhada, é esperado mais de 5 mil caminheiros, bem como uma boa repercussão social. “Não esperamos que seja apenas uma caminhada que se repete, esperamos que a VII Caminhada possa repercutir entre as famílias, nos lares e entre os jovens algo tão precioso que é a paz”, afirma o coordenador.

Além da venda de kits, a coordenação também está realizando palestras educativas sobre o meio ambiente nas escolas públicas e privadas de Picos.

Lana Krisna – Cáritas Diocesana de Picos/Pascom

Regional NE 4 prepara 12ª Romaria da Terra e da Água

“Salvar a terra e a água é salvar a vida”. Este é o tema da 12ª Romaria da Terra e da Água do Piauí, que será lançada no próximo dia 7 de junho, durante os festejos de Santo Antônio, no município de Campo Maior.

O evento reúne milhares de pessoas todos os anos para fazer um momento de oração e reflexão acerca dos problemas sociais enfrentados atualmente.

A motivação deste ano é o meio ambiente e a ação do homem, através do tema “salvar a terra e a água é salvar a vida”. Foram convidados para o lançamento os bispos do Regional, coordenadores diocesanos de Pastoral, religiosos e fieis leigos.

A 12ª Romaria da Terra e da Água do Piauí acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, na cidade de Campo Maior.

Mais informações: (86) 3252 – 1132 falar com Cristhyane ou e-mail: diocese@ig.com.br

Fonte: Blog da CNBB

terça-feira, 24 de maio de 2011

Vítimas do rompimento da Barragem Algodões I realizam manifestação e reivindicam direitos

Mobilização das vítimas do rompimento da Barragem Algodões I no dia 28 de abril

A tragédia do rompimento da Barragem Algodões I completa dois anos no próximo dia 27 e para reivindicar seus direitos, as vítimas da tragédia reúnem-se nesta quinta-feira, 26, às 8h, na Praça Francisca Trindade, no centro de Teresina. Cerca de 300 pessoas devem participar da manifestação. Após a concentração, as famílias seguem para o Palácio de Karnak, onde participam, às 9h, de uma audiência com o governador Wilson Martins. Em seguida, caminham em direção ao Tribunal de Justiça para outra audiência.

A mobilização é uma iniciativa da Associação das Vítimas do Rompimento da Barragem Algodões I - AVABA, com o apoio da Cáritas Brasileira Regional do Piauí, que reivindica a garantia plena dos direitos, como indenizações e moradias, e o apoio necessário para a reconstrução dos meios de vida e dignidade das famílias. Elas não são contra a reconstrução da barragem e querem o funcionamento dela, mas isso deve ser feito dentro dos parâmetros legais e sem risco para as pessoas.

A situação das famílias

As famílias vítimas da tragédia ganharam na justiça o direito de receber uma pensão até que saia a indenização de seus prejuízos, mas foi suspensa pelo Governo do Estado e quando foi restabelecida, os aposentados e os beneficiários do Bolsa Família perderam o benefício da pensão, um direito de todas as pessoas atingidas.

Barragem Algodões I após o rompimento

As vítimas reclamam a construção de casas sem considerar as necessidades, a tradição agropastoril das famílias atingidas, além de estarem sem trabalho, não podem criar seus animais (aves, suínos, ovinos e caprinos), não podem produzir seus alimentos e, por isso, encontram-se numa situação de miséria. As famílias criticam ainda a falta de estrutura dos assentamentos agrícolas construídos para abrigar as vítimas e a falta de atenção às pessoas que perderam parentes, pois elas não receberam nenhuma atenção especial do Estado.

A realidade das famílias em Buriti dos Lopes também é preocupante, pois as Agrovilas construídas pela Defesa Civil não tem energia elétrica e nem água, além de estarem distantes dos locais de trabalho das famílias, inviabilizando a ocupação das mesmas. Também existem famílias morando de favor em locais precários, principalmente mães com bebês, alojadas em abrigos como o Colégio Agrícola do município. As mesmas já estão com prazo determinado para se retirarem.

Apoio às vítimas

A Cáritas Brasileira Regional do Piauí vem apoiando as famílias, desde o período da tragédia com o projeto de Emergências que arrecadou alimentos, produtos de limpeza e kits de dormir (colchões, colchonetes, cobertores e lençóis), além de ajuda na reconstrução das casas e assistência jurídica e psicológica. A entidade apóia a mobilização e chama a atenção da sociedade piauiense para a luta das famílias atingidas pela Barragem Algodões I, pois é necessária uma ação conjunta entre sociedade civil, governos - municipal, estadual e federal - para solucionar as problemáticas causadas pelo desastre da barragem.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cárias Diocesana de Bom Jesus apóia a III Festa do Mel

Para comemorar o Dia do Apicultor, no dia 22 de maio, foi realizada a III Festa do Mel em Cristino Castro. O evento aconteceu no salão paroquial e contou com uma vasta programação com palestras técnicas, mesas redondas, oficinas, exposição de produtos da agricultura familiar. Mais de 150 pessoas de toda a região do extremo sul do estado do Piauí, bem como de outras regiões, estiveram presentes.

O evento foi uma realização da Cooperativa de Apicultores do Vale do Gurguéia (COOPEVARG), da Associação de Apicultores de Cristino Castro (AACRIC) e da Associação de Jovens Apicultores de Cristino Castro (AJACC). E recebeu apoio das seguintes instituições: Cáritas Diocesana de Bom Jesus, Brasil Local, Câmara Municipal, Fórum Estadual de Economia Solidária, Prefeitura Municipal e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Ao final do evento foi elaborada uma carta de intenções, tendo como objetivo elaborar um plano de ações e de intenções para a região. No texto, cada instituição realizadora e apoiadora se compromete com ações responsáveis pela ação e possível prazo para a execução. Dentre as várias ações propostas, será feito pela UFPI um diagnóstico da apicultura em toda a região do Alto Médio Gurguéia.

A Cáritas Diocesana de Bom Jesus já disponibilizou, para a AJACC, através de projetos, 75 colméias e 15 fumegadores e se colocou a disposição para buscar novos recursos para a ampliação e implementação da atividade nesta associação e em outras associações, mediante a elaboração de projetos em conjunto com a UFPI.

Mariana Gonçalves com informações da cáritas Diocesana de Bom Jesus

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Caminhada marca 18 de maio em Cristino Castro

O dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Cristino Castro, uma caminha pelas ruas teve como objetivo tornar esse dia conhecido e lembrado por todos. As escolas foram mobilizadas, todas da área urbana estavam presentes neste ato de conscientização. A ação foi conjunta entre várias entidades, juntamente com a Igreja Católica e igrejas evangélicas, incluindo a participação do conselho tutelar e Cáritas Diocesana de Bom Jesus.

Tudo começou em frente ao conselho tutelar, havendo a partir deste local uma belíssima caminhada em direção à Praça dos Paraibanos, lugar público mais conhecido pela comunidade e mais freqüentado. Faixas traziam frases fortes relacionadas ao tema da manifestação, cada qual com uma forma de indignação diante da exploração sexual que há em nosso município e também, pela falta de políticas públicas e punição aos verdadeiros culpados.

Enfim, o evento conseguiu seu objetivo. Fizemos bonito, procuramos proteger a honra, a consciência das crianças, tornando visível neste ato público a realidade que mata a esperança e dignidade de tantas crianças e adolescentes. Aqueles que são culpados com certeza se intimidaram e sabem que existem muitas pessoas olhando e fiscalizando.

Estão de Parabéns os diretores, professores das escolas do município e do estado. A Caritas Diocesana, o conselho tutelar, os pais dos alunos e todos que se envolveram com a causa tão nobre como esta.

Padre Nonato Oliveira - vice-presidente da Cáritas Diocesana de Bom Jesus

Mais fotografias em: http://www.flickr.com/photos/caritaspi/sets/72157626633388527/with/5737460082/

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cáritas participa de manifestação em combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Picos

A Cáritas Diocesana de Picos participou na manhã desta quarta-feira, dia 18 de maio, da caminhada e panfletagem alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A caminhada teve início na Praça Josino Ferreira em Direção à Praça Félix Pacheco, e contou com a participação dos Jovens que integram o Projeto Adolescendo, localizado no Bairro Morada do Sol. Este projeto é uma iniciativa da Cáritas Regional e Diocesana e trabalha com a prevenção da gravidez na adolescência.

Desde sábado, dia 14, os jovens do Bairro Morada do Sol participam de atividades voltadas para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, como um momento de divulgação entre as próprias famílias e uma palestra educativa, que ocorreu no Salão Paroquial da Igreja São José Operário.

Para Alan Henrique, que tem 16 anos e integra o Adolescendo, é muito importante participar de uma atividade com esta, tendo em vista as crianças do Bairro Morada do Sol que sofrem com a exploração sexual sem que a sociedade tenha conhecimento. "Estamos aqui batalhando para que a sociedade possa se reunir e combater, acabar com esse abuso que acontece na nossa comunidade", afirma.

De acordo com Alcebíades Araújo, Presidente do Conselho Tutelar em Picos, só nos primeiros meses deste ano já foram registrados 18 casos de crianças e adolescentes vítimas de abuso, sendo 09 registros ocorridos no mês de abril. E mesmo com esse número de ocorrências, apenas uma agressora foi presa, os demais casos estão correndo inquérito na Polícia Civil e alguns já foram enviados ao judiciário.

"À medida que a população for tomando consciência, tendo segurança que as autoridades vão tomar as providências, acredito que este número tenda a aumentar cada vez mais, já que 18 casos não são números reais, apenas os que chegam à tona", acrescenta o presidente do conselho.

A manifestação contou ainda com a presença de alunos da rede municipal de ensino, estudantes de Serviço Social, profissionais do CREAS, CRAS, que são Centros de Referência para Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Para denunciar abusos ou exploração sexual às crianças e adolescentes basta ligar para o Disque 100, telefone nacional que após receber a denúncia aciona o Ministério Público da comarca, entrar em contato com o Conselho Tutelar do município ou ainda a Polícia Militar através do Disque 190.


Lana Krisna - Cáritas Diocesana de Picos/ Pascom

18 de maio - Cristino Castro

18 de maio (18)18 de maio (24)18 de maio (15)18 de maio (33)18 de maio (1)18 de maio (26)
18 de maio (10)18 de maio (6)18 de maio (35)18 de maio (17)18 de maio (30)18 de maio (28)
18 de maio (23)18 de maio (38)18 de maio (4)18 de maio18 de maio (25)18 de maio (32)
18 de maio (36)18 de maio (14)18 de maio (19)18 de maio (5)18 de maio (22)18 de maio (20)

18 de maio - Cristino Castro, um álbum no Flickr.

Dia de mobilização pelo 18 de maio em Cristino Castro, Diocese de Bom Jesus.