quarta-feira, 27 de julho de 2011

20 mil pessoas são esperadas na 12ª Romaria da Terra e da Água

A Diocese de Campo Maior se prepara para um dos maiores eventos católicos do Piauí, a Romaria da Terra e da Água. Em sua 12ª edição, o evento representa um momento de forte oração e reflexão acerca dos problemas sociais enfrentados atualmente. O evento acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, em Campo Maior, e contará com a participação de fiéis de todo o estado. Cerca de 20 mil pessoas estão sendo aguardadas.

A Romaria da Terra e da Água é uma realização da Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e das Pastorais Sociais e está em sintonia com toda a ação evangelizadora da Igreja, e tem sido um dos momentos de forte expressão popular reunindo representante das dioceses, todos os bispos e do povo de Deus. “Ela representa a animação da fé e vai na trilha da questão social, na luta pela terra e água, com uma grande mística do povo de Deus”, enfatiza a Secretária Regional da Cáritas do Piauí, Hortência Mendes, uma das entidades que coordenam o evento.

Este ano, a Romaria traz como temática “Salvar a Terra e a Água é salvar a Vida” e está em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade/2011, que é “Fraternidade e Vida no Planeta” trazendo para a reflexão da sociedade a perspectiva de uma mudança de comportamento e atitudes diante do descaso e da falta de cuidado com a natureza e a mãe Terra.

Metodologia

Uma das novidades da 12ª edição é a metodologia com o desenvolvimento de seis seminários discutindo a temática central: Questões da Terra e Agrária; Mudanças Climáticas; Mobilidade Humana; Impactos dos grandes projetos; Desenvolvimento Solidário e Sustentável; Biomas e Caatinga. Durante os seminários serão discutidas as realidades existentes em cada local, desafios relacionados a elas e propostas de mudança.

Além de ser sediada na Diocese de Campo Maior trazendo a questão do Açude Grande, área de lagoa natural que vem sendo modificada pela ação humana. “Buscamos chamar a atenção do poder público para o Açude, buscando soluções de aproveitamento sustentável de toda aquela água armazenada”, explica Hortência Mendes.

As Dioceses do estado se preparam para o evento e vêm realizando encontros de reflexão nas comunidades, momentos de fé orientados por uma cartilha que orienta a realização de seis encontros sobre a temática central.

Programação - 12ª Romaria da Terra e da Água

30 de Julho – sábado

- 8h às 12h: Chegada e Acolhida aos Romeiros
- 14h: Realização de Seminários temáticos nas Paróquias:
“Bioma, Caatinga e Cerrado” – Eusébio Sousa da CPT - Catedral
“Desenvolvimento Solidário e Sustentável” – Carlos Humberto da Cáritas/PI - Paróquia N. S. de Fátima
“Mobilização Humana” – Pe. Antonio Garcia da Pastoral do Migrante Nacional - Paróquia N. S. das Mercês
“Mudanças Climáticas” – Profª. Fátima Veras da UESPI - Paróquia São Pedro Nolasco
“Impactos dos Grandes Projetos” – Profª. Dra. Sueli Rodrigues - Paróquia N. S. das Dores
“Questão da Terra e Agrária” – Profº. Marcelo Lima - Paróquia Santa Luzia
- 16h: Espiritualidade
- 17h: Lanche e saída dos Romeiros para o Açude Grande
- 18h: Abraço do Açude
- 19h: Tribuna Livre e show com Zé Vicente
- 23h: Descanso

31 de julho – domingo

- 04h: Despertar
- 05h: Celebração Eucarística

terça-feira, 26 de julho de 2011

Cáritas e SERVE entregam casas em Parnaíba



Na tarde desta segunda-feira (25) os voluntários irlandeses da ONG SERVE junto com a equipe da Cáritas Brasileira Regional do Piauí em Parnaíba, fizeram a entrega de seis das 12 casas construídas este ano pelo projeto de construção de moradia popular. 20 jovens voluntários estão em Parnaíba deste o início de julho construindo casas e conhecendo experiências de inclusão social e preservação do meio ambiente e da cultura da região.

A felicidade das famílias do Parque Estevão era visível. “Eu não tinha condição de construir minha casa, nem sei quando isso seria possível, agora recebendo esta casa poderei viver melhor com meus filhos e minha esposa”, disse Francisco Alves, pai de cinco crianças.

Família de Francisco Alves

Cristiane Ribeiro que também recebeu uma casa disse estar muito feliz: “Agora posso ficar mais tranqüila. Antes, no inverno, eu e minha família ficávamos preocupadas até na hora de dormir, pois a qualquer momento a casa poderia vir abaixo, a água entrava pela parede que era coberta de papelão”, disse Cristiane. Padre Estevão, pároco da paróquia de Sant'Ana, abençoou as Casas desejando que se tornem ambientes de paz e felicidade.


Cristiane Ribeiro

Jeremias Ua Bruadair, coordenador do grupo, disse que é com grande alegria que entregam estas casas. "Sabemos que agora as famílias poderão ter uma vida mais digna”, afirma o coordenador. Há oito anos a SERVE trás jovens irlandeses que, em parceria com a Cáritas, constrói casas e doam para famílias carentes das comunidades periféricas das cidades de Parnaíba e Ilha Grande. Anualmente são selecionados jovens da Irlanda em vários seguimentos profissionais, são arrecadadas doações para que os mesmos, em conjunto com as famílias beneficiadas e profissionais da construção civil local ergam as casas.

A escolha das famílias é feita de forma criteriosa pela Cáritas, a preferência é para aquelas famílias com média de cinco membros, que vivem em real situação de miséria e renda de menos de um salário mínimo.

Nas cidades de Parnaíba e Ilha Grande cerca de 200 famílias já foram contempladas com a ação. Além do Brasil outros cinco países, em diferentes continentes, anualmente recebem as ações de desenvolvimento sustentável da SERVE em vários setores sociais. Na Tailândia, por exemplo, onde a maior problemática é a prostituição e, por conseqüência, a AIDS com altos índices entre as mulheres, os irlandeses realizam ações de conscientização junto às mesmas e seus filhos.

Com informações da Equipe Diocesana de Cáritas de Parnaíba

terça-feira, 19 de julho de 2011

Agentes da Cáritas do Piauí se reúnem em Congresso Regional

O evento foi um espaço de análise do trabalho e planejamento das ações da entidade para o quadriênio 2012-2015

A Cáritas Brasileira Regional do Piauí promoveu, nos dias 15 e 16 de julho em Teresina, um dos eventos mais importantes da entidade: o IV Congresso Regional. O evento que reuniu representantes das oito dioceses do Estado, foi um importante espaço de formação, troca de experiências e avaliação das ações da Cáritas no Piauí. O Congresso Regional foi também um momento de preparação para o IV Congresso Nacional da Cáritas Brasileira que acontecerá em novembro, em Passo Fundo (RS).

Organizado através de uma pedagogia libertadora, construindo em mutirão o processo avaliativo através de cinco pontos: Ver, Julgar, Agir, Celebrar, Avaliar, o IV Congresso da Cáritas do Piauí é “uma oportunidade de toda a rede Cáritas avaliar sua atuação, verificar os impactos na vida das comunidades, grupos e famílias onde as ações foram desenvolvidas nesses últimos quatro anos de trabalho”, destaca a Secretaria Regional da Cáritas do Piauí, Hortência Mendes.

Permeada pelo espírito da mística e espiritualidade aliado com o tema do Congresso Nacional “Sementes de um Projeto Popular”, foram discutidos além das prioridades e objetivos estratégicos para os próximos anos, o tema Desenvolvimento Solidário, Sustentável e Territorial (DSS-T) foi aprofundado entre os participantes.

O tema foi trabalhado em três perspectivas para que se pudesse ter um olhar bem amplo: em nível nacional, estadual e diocesano. O assessor do Secretariado Nacional Luís Cláudio Mandela fez sua fala nessa perspectiva nacional, explicando as raízes históricas desse desenvolvimento devastador que estamos presenciando, fazendo um elo com a corrupção no país.

Carlos Humberto Campos, assessor técnico do Secretariado Regional do Piauí, seguiu a mesma linha de contextualização histórica, apresentando números e projetos sociais das diversas entidades e articulações que oferece uma resistência ao atual modelo de desenvolvimento através de iniciativas comunitárias e principalmente a Economia Solidária.

Para contextualizar de forma mais restrita em nível de diocese, o voluntário da Cáritas em Parnaíba Rodger Marques, destacou a intervenção da entidade indo contra os grandes projetos, promovendo a construção de moradias dignas, regularização fundiária, valorização da infância, adolescência e juventude e atendimento emergencial que são algumas das ações realizadas na Diocese de Parnaíba.

Após o aprofundamento da temática, foi apresentado o balanço da ação da Cáritas nesse Quadriênio, com a apresentação dos resultados das oficinas interdiocesanas. Como trabalho de grupo, foi avaliado o alcance dos objetivos estratégicos no âmbito regional, como a gestão e a política de sustentabilidade contribuem para a realização das ações e que aspectos se configuram como fragilidades e limites para o alcance desses objetivos.

“Refletindo sobre o trabalho realizado e pensando nos próximos anos de atuação da entidade no país e não somente no Piauí, a Cáritas Brasileira tem grandes desafios. O primeiro deles é fortalecer e ampliar a ação voluntária, construir mecanismos de captação de recursos e promoção da sustentabilidade das ações, para fortalecer a REDE e suas parcerias. Além disso, não devemos esquecer de grandes desafios como o fortalecimento do movimento pela reforma agrária e os movimento de juventude”, enfatiza a Secretária Regional da Cáritas do Piauí.

Para Hortência Mendes, a entidade precisa ainda analisar as políticas existentes, como por exemplo, políticas de emergências, formação e comunicação, ou seja, “antes de defendermos a elaboração de novas políticas que irão nortear a nossa atuação, devemos fazer uma análise das nossas ações mediante os princípios das políticas de emergência, formação e comunicação já implementadas na entidade”, destaca a Secretaria.

A plenária optou por não modificar as prioridades estratégicas, mantendo-as para os próximos quatro anos. São elas: Promoção e Fortalecimento de Iniciativas Locais e Territoriais de Desenvolvimento Territorial Solidário e Sustentável; Defesa e Promoção de Direitos e Controle Social de Políticas Públicas; Fortalecimento da Articulação da Cáritas com as Pastorais Sociais, com as CEBs e com o Conjunto da Igreja; Organização e Fortalecimento da Rede Cáritas.

Foram definidas as delegações para o congresso e apontados os nomes para compor a Diretoria Nacional e Conselho Fiscal. Os nomes de Dom Sergio da Rocha (antes Arcebispo de Teresina, agora Arcebispo de Brasília) e Dom Juarez Sousa (Bispo de Oeiras) para a diretoria; e Lucineide Rodrigues (voluntária da Arquidiocese de Teresina) para o Conselho Fiscal.

Animação do Voluntariado

Para finalizar o congresso, foi realizado um encontro de Voluntariado, onde foi discutido o papel do voluntário na sociedade atual e como as pessoas podem atuar nas ações da Cáritas. Nesse momento foi realizada uma homenagem aos voluntários da entidade que tem dado um grande contributo nas ações da Cáritas.

Foram homenageados/as: Maria dos Remédios Silva Lima (Teresina), Rodger Marques de Souza Feitosa (Parnaíba), Francisco Barbosa de Aquino (Campo Maior), Maria Hosana de Araújo (Picos), Carlos Roberto Fonseca (Bom Jesus), Maria Umbelina Delmondes Cardoso (Floriano) e Aderaldo Mota de Ooliveira (São Raimundo Nonato). As pessoas homenageadas receberam um certificado de agradecimento pela sua ação voluntária por uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.

Confira as fotografias do IV congresso Regional e Encontro de Voluntariado da Cáritas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Tudo pronto para o IV Congresso Regional

Será realizado nos dias 15 e 16 de julho, a partir das 8h no Centro Guadalupe em Teresina, o IV Congresso Regional da Cáritas do Piauí. O evento se configura como um espaço de formação, troca de experiências e avaliação das ações da entidade no estado. A metodologia de trabalho desenvolvida será na perspectiva de uma pedagogia libertadora, construindo em mutirão o processo avaliativo através de quatro pontos: Ver, Julgar, Agir, Celebrar e Avaliar. O Congresso Regional é, principalmente, um momento de preparação para o IV Congresso Nacional da Cáritas Brasileira que acontecerá em novembro, em Passo Fundo (RS).

Como preparação para o Congresso Regional, foram realizados os encontros interdiocesanos, nos quais foram apresentadas as avaliações diocesanas sobre a atuação da Cáritas, experiências desenvolvidas a partir da perspectiva de Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial (DSS-T). As Cáritas Diocesanas apontaram também sugestões para temas prioritários e ações principais para o próximo quadriênio. Essas discussões reaparecerão no congresso para definir a proposta do Piauí no Congresso Nacional.

“Queremos que esse momento seja também festivo e alegre para reanimar nossas forças e provocar em todas e todos nós energias positivas e benéficas para a construção do Novo. De novas relações, de novas formas de ver o mundo e o Planeta, de novas lutas, de novos paradigmas. Sempre com base nas Boas novas do Evangelho de Jesus Cristo”, afirma a Secretaria Regional da Cáritas do Piauí, Hortência Mendes.

Animação do Voluntariado

Para finalizar o congresso prestigiando o voluntariado que tem dado cor alegre e diferente às ações da Cáritas, será realizado um momento festivo e de animação dessa ação no Congresso. O Encontro de Voluntariado da Rede Cáritas no Piauí acontecerá no sábado, dia 16, a partir das 15h.

Durante o evento será discutido o que é voluntariado, o papel do voluntariado na sociedade atual, como agir como voluntário/a na Rede Cáritas. Serão também apresentadas ações que são desenvolvidas através do voluntariado e homenagens a voluntários/as que fizeram e fazem a diferença nessa rede de solidariedade.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Caminhos para uma Economia Popular e Solidária

Fortalecer as iniciativas produtivas de caráter associativo e comunitário realizadas pela população, promovendo o desenvolvimento local sustentável e solidário é um dos objetivos do projeto de Apoio às Finanças Solidárias com Base na Organização de Fundos Solidários – Mapeamento de Fundos Solidários, que está sendo desenvolvido pela Fundação Grupo Esquel Brasil em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES através do convênio nº 48343/2010.

Desenvolvido em todo o território nacional, desde abril deste ano, o projeto tem como entidade articuladora a Cáritas Brasileira e conta com a parceria do Banco do Nordeste, que realiza através do programa de Apoio a Projetos Produtivos Solidários (PAPPS), apoio aos Fundos Solidários na região do Semiárido Brasileiro.

O projeto de Apoio às Finanças Solidárias é resultado de um processo de articulação e mobilização conjunta entre diversas organizações coletivas, grandes redes de instituições da sociedade civil, governo, grupos e comunidades, pois, apesar do atual crescimento econômico do Brasil, milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais e urbanos continuam sem oportunidade de levar uma vida digna a partir dos frutos de seu próprio trabalho.

Entretanto, para essas famílias, a participação em iniciativas de produção associativa baseadas nos princípios da Economia Solidária - ES tem oferecido novas possibilidades e grandes conquistas em produção e melhoria da qualidade de vida. Nessa perspectiva, o projeto visa ainda à construção e conquista coletiva de políticas públicas de apoio e fomento aos Fundos Solidários nas suas mais diversas formas e metodologias a partir da construção de Redes Locais, Estadual e Territorial de Fundos Solidários, baseada nos princípios de Solidariedade, Cooperação e Ética.

Mapeamento no Piauí

No Piauí, os trabalhos estão acelerados. E a cada visita articulada com o apoio dos agentes locais das Cáritas Diocesanas, novas experiências e práticas de Economia Solidária e Fundos Solidários são encontradas. Até o momento foram mobilizadas 60 entidades da sociedade civil integrantes do Fórum Estadual de Economia Solidária, Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, além de diversos empreendimentos de ES e entidades que realizam atividade de apoio e consultoria a projetos sociais.

Foram visitadas e mapeadas experiências de hortas comunitárias na região de Floriano, grupos de criação de peixes em Barras, grupo de mulheres quebradeiras de côco e homens apicultores na região de Bom Jesus, grupo de confecção e vestimenta do bairro Buenos Aires, em Teresina, e experiências de EPS acompanhadas pela Cáritas Brasileira Regional do Piauí em diversas regiões do estado.

“A cada nova visita, deparo-me com a organização e encantadoras experiências de vida e de produção de homens e mulheres piauienses que sonham com recursos destinados para seus projetos produtivos e solidários. E essas novas práticas transformam a comunidade, aproximam as pessoas e geram novas relações de vida e de produção”, destaca a Agente de FS do Piauí, Sabrina Sousa.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tecnologias Sociais de Convivência com o Semiárido

Ao longo da história os grandes projetos contribuíram para que consolidasse a industria da seca. Condenou a população à exclusão da educação, levanto ao clientelismo e à corrupção. Essa aula traz ao debate as implementações que vão de encontro à indústria da seca e traz esperança para as comunidades superarem o paradigma do combate e construir processos de Convivência com o Semiárido.

Boa aula!