quinta-feira, 6 de maio de 2010

Duas mil pessoas participam do I Fórum Social Regional de Oeiras


Iluminados pela passagem bíblica “Para que todos tenham vida” (Jo 10,10), representantes dos 21 municípios que formam a Diocese de Oeiras se reuniram no dia 01 de maio, no Ginásio Santaninha, em torno do I Fórum Social Regional. Com o tema “Vida, Cidadania e Paz”, o espaço foi aberto para discutir, analisar e debater a atuação da sociedade civil organizada na luta pelos direitos essenciais do cidadão.

O objetivo principal do evento foi suscitar um amplo debate sobre os problemas urgentes que tem ameaçado o direito à Vida na região e buscar alternativas concretas e viáveis para preveni-los e erradicá-los, envolvendo o Poder Público, a Sociedade Civil e as Igrejas. Segundo Carlos Humberto Campos, assessor da Cáritas Brasileira Regional do Piauí, era prevista a participação de mil pessoas. “Nossas expectativas foram superadas em participação popular. Em vez de mil pessoas, pudemos contar com 2 mil. E isso é bastante animador para a nossa luta”, frisou.

Dentro da programação aconteceu uma conferência assessorada pelo professor Solimar Oliveira, da Universidade Federal do Piauí, e pelo ex-vereador de Teresina e humorista João Cláudio Moreno. Aconteceram também oficinas com os seguintes temas: Sentido da Vida, Cidadania e Paz, Dignidade da Vida Humana, Proteção à Infância e a Adolescência, Economia Solidária, Trabalho e Cidadania, Vida e Ecologia, Juventude e Cidadania.

Os resultados das oficinas foram socializados durante a “Caminhada da Paz” que teve saída do Rotary Club, passando pela Paróquia da Sagrada Família e finalizando na Praça das Vitórias que abriga a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, onde foi realizada uma Celebração Eucaristica para encerrar o evento.

O resultado das oficinas será sistematizado e produzido um documento final para socialização das conclusões e decisões do Fórum. O evento foi realizado pela Diocese de Oeiras em parceria com a Pastorais Sociais, Movimentos Sociais, Prefeituras Municipais da região, Polícia Militar, Rotary Club, 7ª Ciretran do Detran-PI, Sinte-PI Regional de Oeiras, Gerência Regional de Educação – 8ª GRE, Sec. Municipal de Cultura, Conselhos Tutelares.

Fotos: muraldavila.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário