quarta-feira, 16 de junho de 2010

Assembléia elege entidades piauienses que integrarão Comissão Nacional de Combate a Desertificação


As entidades que formam o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido se reuniram nos dias 13 e 14 de junho em Teresina com o objetivo de avaliar os trabalhos desenvolvidos e encontrar formas de fortalecer as ações do Fórum. Na oportunidade foi realizada uma assembléia onde foram escolhidas as entidades piauienses que irão compor a Comissão Nacional de Combate a Desertificação.

As entidades escolhidas na Assembléia Deliberativa para a eleição e indicação dos membros representantes das organizações da sociedade civil no Piauí vão integrar, juntamente com as demais entidades de mais 10 Estados Brasileiros, a Comissão que vai definir as diretrizes do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN).

O programa vem sendo construído por meio de uma articulação que envolve os poderes públicos e a sociedade civil, sob coordenação da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente e tem o objetivo de definir as principais ações para o combate e a prevenção do fenômeno da desertificação nas regiões brasileiras com clima semiárido e subúmido seco.

Participaram da assembléia deliberativa o representante do Ministério do Meio Ambiente, Jonair Mongin, e o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente do Piauí, Milciades Gadelha de Lima. As entidades piauienses escolhidas na Assembléia foram a Cooperativa de Produção e Serviços de Técnicos Agrícolas do Piauí & ASSOCIADOS- (COOTAPI) e Centro Regional de Assessoria e Capacitação- CERAC.

Para Nilcides Gadelha o grande desafio a ser vencido até o termino de 2010 é a criação do Plano Estadual de Combate a Desertificação, já que o problema é uma realidade no Piauí. Nilcides destaca também importância da participação da sociedade civil organizada nessa discussão, “o plano precisa ser elaborada de forma participativa e democrática, daí a importância dessas entidades, porque elas desenvolvem programas nessa área e estão em contato direto com a população, conhecem a realidade e os problemas e vão ajudar a encontrar as soluções”, diz.

O representante da Cootapi, Washington Gonçalves, explica que o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido já discute o tema Desertificação há alguns anos através das ações da Articulação no Semiárido Brasileiro, mas confessa que em nível de Estado essa discussão não tem avançado “a elaboração de um plano estadual que venha apresentar as dificuldades e um planejamento da superação dessas dificuldades através de um diagnostico ainda não aconteceu devido a um distanciamento por parte dos órgãos do Governo, acredito ser necessário uma ação conjunta para a elaboração de um plano de ação”, ressalta.

Washington Gonçalves acredita que essa Assembléia é a oportunidade para que sociedade civil, Governo e Assembléia Legislativa se unam na busca de solução para a temática “outros Estados já concluíram e já executam seu plano de ação e o Piauí devido a esses entrave não consegue avançar, esperamos que essa seja a oportunidade do Governo trabalhar mais próximo da gente porque a história tem mostrado que os planos de gabinetes não dão certo, a população do local precisa entender o que está acontecendo e participar das discussões”, conclui.

Paula Andreas, comunicadora popular CERAC/FPCSA/ASA Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário