quarta-feira, 9 de junho de 2010

Voluntários da Cáritas são expulsos de reunião em Parnaíba(PI)

Dois italianos, voluntários da Cáritas Brasileira Regional do Piauí em Parnaíba, foram expulsos de uma reunião com moradores do Parque Estevão que iria tratar sobre o programa Bolsa Família com os moradores da comunidade. Os italianos Luca e Aureliano foram abordados pela polícia no dia 02 de junho a mando do Secretário de Obras Públicas e Defesa Civil, Antonio de Pádua Melo.

Segundo o Coordenador da Equipe de Parnaíba, Marcos Terto, o secretário convocou a reunião com a comunidade e esta, que já tem laços estreitos com a Cáritas, convidou os voluntários para acompanharem a reunião. “A Cáritas e parceiros já atuam a três anos no Parque Estevão fazendo o acompanhamento da comunidade. E desde o ano passado estamos, através do Advocacia Popular, fazendo a mediação para regularização das propriedades. Com todos esses laços criados já fazemos parte do cotidiano dessas pessoas”, afirmou o coordenador.

Confira a nota laçada pela equipe sobre o episódio

NOTA DE REPÚDIO

A CB - Regional do Piauí com sua equipe da diocese de Parnaíba, tem primado nesses últimos 25 anos pela garantia dos direitos das populações vulneráveis e pessoas mais empobrecidas de nossa sociedade. Várias ações e processos de mobilização, de formação, reivindicatórios, de desenvolvimento local sustentável, de participação política e de controle social de políticas públicas vêm sendo desenvolvidos nas comunidades para alcançar esse fim. GARANTIA DE DIREITOS.

Nessa luta temos contado com um leque amplo de parcerias, principalmente a parceria solidária internacional. Boa parte dos recursos com os quais trabalhamos que dão sustentabilidade ás ações da REDE DA CÁRITAS chegam desses acordos solidários internacionais: Rede Cáritas Internacionales e outras entidades afins e também governo de outros países apóiam de forma substancial nossas ações (Suíça, Alemanha, França,Irlanda, Itália, Inglaterra, etc.)

A equipe Cáritas em Parnaíba conta principalmente com o apoio da Irlanda e da Itália, apoio esse que é feito de várias formas, tanto com recursos financeiro como de pessoal e serviço. Hoje a Cáritas de Parnaíba conta com uma parceria com a Itália através da entidade – FOCSIV, que consiste em envio de jovens voluntários que junto com a equipe Cáritas desenvolvem ações nas comunidades de Parnaíba (Vazantinha, Parque Estevão, Santa Isabel dentre outras).

Essas pessoas voluntárias se doam tanto em relação á vontade de ser uma pessoa entre nós, superando os limites culturais e lingüísticos, se esforçando para conviver de forma harmoniosa com nossa cultura e colocando seus saberes e dons á disposição das comunidades de nossa diocese. Assim acontece na comunidade Parque Estevão, onde realizamos hoje um processo de regularização fundiária que é uma ação do Projeto advocacia Popular, onde a Cáritas ajuda na organização comunitária prestando assessoria á questão da terra, do associativismo, geração de renda, cooperativismo e promovendo a dignidade no e para o trabalho.

Por tudo isso queremos aqui repudiar a ação do secretário de obras Publicas e defesa civil Antonio de Pádua dos Santos Mello da Prefeitura Municipal de Parnaíba que no último dia 02 de junho expulsou os voluntários italianos Luca e Aureliano,(inclusive chamando a Policia) de uma reunião que trataria do programa bolsa família com moradores/as da comunidade Parque Estevão,estes vem deste janeiro deste ano trabalhando com as famílias da comunidade.

Queremos expor a nossa indignação e nosso veemente repúdio da ação do senhor secretaria, que demonstrou abuso de poder, preconceito contra organização de solidariedade internacional e desrespeito com a comunidade local.

Marcos Terto
Coordenador da equipe Cáritas Parnaíba
Av. Coronel Lucas s/n°
86 3322 2422

Nenhum comentário:

Postar um comentário