sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Seminário debate importância das populações tradicionais

Será realizado nos dias 04 e 05 de setembro, das 8h às 18h na Obra Kolping Estadual do Piauí, o Seminário Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais e Quilombolas no Contexto do Desenvolvimento Territorial. O evento tem o objetivo de debater o modo de vida das populações tradicionais e o Desenvolvimento Territorial Sustentável.

Durante o evento será feito um debate conceitual sobre populações tradicionais, seu modo de vida e como ele contribui para o desenvolvimento sustentável do país. Serão apresentadas também as políticas públicas para populações tradicionais da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA).

O evento contará com a participação do Movimento Quilombola, professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estudantes, representante da Fundação Palmares e SDT/MDA, e outras organizações.

Povos Tradicionais e o Desenvolvimento Sustentável

Os povos tradicionais possuem um vasto conhecimento sobre a natureza e uma rica cultura que fora adquirido ao longo de várias gerações. Devido ao fato destes povos possuírem uma dependência da natureza para a sua subsistência, possuem uma íntima relação com ela e logo, um grande conhecimento e maneira diferente de usá-la e manejá-la.

As famílias utilizam os recursos que a natureza os oferece de forma sustentável já que sua sobrevivência depende diretamente dela. Tais conhecimentos, muitas das vezes são de total desconhecimento da sociedade e de grande valia para se desenvolver medidas sustentáveis a partir de tais saberes, ainda mais se tratando do “caos ambiental” em que nos dias atuais estamos enfrentando.

Serviço:
Obra Kolping Estadual do Piauí
Conjunto Dirceu Arcoverde II, 3978 – Bairro Dirceu II
Teresina – Piaui

Nenhum comentário:

Postar um comentário