segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Resgate histórico e debates no primeiro dia de encontro de comunicadores pelo semiárido


No primeiro dia do encontro foi realizando um resgate de fatos históricos relevantes ligados a região semiárida e a nível nacional até a criação da Asa Brasil.

Comunicadores de diferentes estados do Nordeste se reúnem no Encontro Nacional de Comunicação por uma Vida Digna no Semiárido com o objetivo de celebrar, conhecer e aperfeiçoar suas experiências de comunicação popular. O encontro começou nesta quarta e acontece até sexta (03/12) em Recife no Hotel Campestre de Aldeia, em Camaragibe.

Do Piauí participam sete pessoas de organizações civis que trabalham no estado programas de convivência com o semiárido e integram a Articulação no Semiárido Brasileiro - Asa Brasil.

No primeiro dia do encontro foi realizando um resgate de fatos históricos relevantes ligados a região semiárida e a nível nacional até a criação da Asa Brasil e a partir dela. Outro ponto discutido neste debate foi papel da comunicação e suas estratégias que visam dá visibilidade as ações da Articulação.

Para a comunicadora popular da Caritas Regional do Piauí, Mariana Gonçalves, o encontro é uma oportunidade de trocar experiências e refletir sobre como estamos trabalhando, identificando as dificuldades e procurando as soluções em conjunto "através das apresentações das diferentes experiências de comunicação em rede apresentadas podemos fazer comparações e trocar informações que podem melhorar nosso trabalho no estado", explica.

Quatro eixos temáticos nortearam os trabalhos - Comunicação Alternativa, Comunicação em rede, Comunicação para visibilidade, Sistematização de experiências. Durante o Dia de hoje e amanhã esses temas estarão pautados nos debates e nos trabalhos de grupo.

O Encontro Nacional de Comunicação pelo Semiárido reúne comunicadores dos nove estados do Nordeste: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão e Minas Gerais. O encontro começou na tarde da quarta feira (01/12) e acontece até sexta (04/12).

Paula Andreas - comunicadora popular CERAC/ FPCSA/ ASA Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário