segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Um olhar sobre o semiárido piauiense na conjuntura atual é tema de Encontro Estadual no Piauí


O encontro trouxe para debate as conquistas e também os desafios na busca de projetos e políticas públicas para o semiárido piauiense.

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semi-árido (FPCSA) realizou nos dias 26 e 27 de novembro seu Encontro Estadual. O evento teve como tema "Um olhar sobre o semiárido piauiense na conjuntura atual" e trouxe para debate as conquistas e também os desafios na busca de projetos e políticas públicas para o semiárido piauiense.

Na manhã do primeiro dia de encontro foi feito uma apresentação sobre a trajetória do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido nesses 10 anos de atuação. Carlos Humberto, Coordenador Executivo do FPCSA, em sua apresentação fez um diagnóstico sobre as ações desenvolvidas. Em seu discurso o coordenador explicou que o semiárido piauiense é uma região de muitos contrastes que, mesmo com potencialidades econômicas, sociais e culturais, historicamente, não consegue superar a injustiça social e os seus péssimos indicadores sociais e nem garantir seu desenvolvimento econômico.

De acordo com Carlos Humberto, existe uma certa ausência de políticas publicas para a superação da pobreza no Piauí, "na forma de intervenção do poder público, grande parte das políticas públicas são excludentes, inapropriadas, emergenciais,fragmentadas e descontinuas", afirma.

Dando continuidade aos trabalhos foi realizado um debate sobre políticas públicas e projetos desenvolvidos na região semiárida com a participação de Lucia Araújo da Coordenadoria de Convivência com o semiárido do Governo do Estado (Casa do Semiárido), Alysson Sila da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Antônio José da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado do Piauí (FETAG-PI), Chiquinho da Coordenação de combate a pobreza estadual (PCPR), além das entidades que formam o Fórum e agricultores e agricultoras do Piauí.

No encontro também foi feita uma proposta metodológica para a construção do planejamento estratégico de ação do FPCSA para 2011. Foram discutidas estratégias de comunicação, articulação interna e um diagnóstico dos desafios enfrentados ao longo desses dez anos. A Educação Contextualizada, o combate a desertificação e o acesso a terra também foram temas discutido no encontro.

Fez parte da Programação do encontro a apresentação do Livro "Semiárido Piauiense: Educação e Contexto", produzido através de uma parceria entre Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab-PI) e Instituto Nacional do Semiárido (Insa). O livro é uma coletânea de textos e artigos, produzidos pelos participantes de uma pós-graduação realizada no Território Serra da Capivara.

Todas as entidades presentes receberam um exemplar das mãos do Professor Elmo Lima que em seu discurso destacou a Educação para convivência com o semiárido como uma forma de ampliar as capacidades educacionais, valorizando as culturas tradicionais, gerando e difundido as informações e formando cidadão críticos.

No final do encontro foram formados grupos de trabalhos para discussão e execução das propostas que darão maior proporção e visibilidade às ações do Fórum. Neste encontro também foram apresentadas as entidades CEFAS – Centro Educacional São Francisco de Assis e o CEFESA – Centro de Formação Educacional de Convivência com o Semiárido que também farão parte das entidades piauiense que formam o Fórum.

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semi-árido é uma Articulação da Organização da Sociedade Civil que atua em prol do desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semiarido piauiense. o Fórum é a instancia Estadual da Articulação no Semi-árido Brasileiro (ASA BRASIL) e trabalha para uma mudança de concepção do semiárido como região impossível de se viver e também do falso "combate a seca" causador da dependência e passividade política.

Paula Andreas - comunicadora popular CERAC/ FPCSA/ ASA Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário