quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Evento discute Plano Estratégico de Convivência com o Semiárido

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) irá realizar nesta sexta-feira e sábado, 26 e 27 de novembro, o seu Encontro Estadual. O evento, que tem como tema “Um Novo Olhar sobre o Semiárido na Conjuntura Atual” terá início às 8h e acontecerá na Obra Kolping Estadual do Piauí.

Durante o evento acontecerá uma mesa redonda para debater o tema, partilha dos resultados de ações que já estão sendo feitas para convivência com o semiárido, avaliações e apresentação das novas entidades que irão compor a articulação. Além disso, as instituições de todo o estado apresentarão produtos típicos das regiões para degustação dos participantes.

Segundo Carlos Humberto Campos, Coordenador Executivo do FPCSA, será iniciada a construção do Plano Estratégico de Convivência com o Semiárido de iniciativa da sociedade civil. “A construção do plano estratégico significa a organização das atividades tendo em vista a melhoria dos resultados. Vamos fazer uma leitura da realidade e detectar as dificuldades limites e potencialidades do semiárido piauiense”.

De acordo com o Coordenador Executivo, a construção desse plano ajudará a definir o planejamento de ações para a convivência com o semiárido para 2011. “Esse planejamento tem como objetivo trazer novas perspectivas e atender com mais eficácia as demandas das famílias que moram no semiárido”.

Além dos técnicos das instituições da sociedade civil que compõem o FPCSA, estarão presentes no Encontro, representantes das Comissões Municipais e das famílias beneficiadas com as ações de convivência. “A participação da sociedade, com seus diversos sujeitos, amplia a possibilidade de um planejamento realmente atender as reais necessidades dos grupos. E o Planejamento estratégico tem esse caráter de nascer com o olhar da sociedade civil”.

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido

O FPCSA é a representação estadual da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil). A ASA Brasil é uma articulação que reúne cerca de 2 mil organizações sem fins lucrativos que trabalham com alternativas de convivência com a região. A convivência é feita através de tecnologias de armazenamento da água da chuva que tem garantido água para os diversos usos e processos educativos através da Educação Contextualizada.

No semiárido piauiense já são cerca de 26 mil cisternas caseiras construídas nas residências das famílias agricultoras, abrangendo todos os municípios que compõem o semiárido do estado. Além dessas, 600 famílias já possuem cisternas adaptadas para a roça, a qual possibilita o armazenamento de água para a produção de hortaliças, garantindo a segurança alimentar.

“Somando todos os implementos, as ações da ASA Brasil já possibilitou acesso à água de qualidade para 136 mil pessoas somente no Piauí. A satisfação das famílias é a prova que iniciativas como essas devem ser apoiadas e financiadas para que se tenha vida digna na região semiárida”, explica Carlos Humberto.

Piauí garante representação na ASA Brasil

No período de 17 a 19 de novembro os representantes estaduais de todo os estados que compõem o semiárido brasileiro se reuniram para eleger a Diretoria Executiva da ASA Brasil para o período de 2011/2012. A Diretoria Executiva é formada por cinco coordenadores executivos estaduais indicados na Assembleia Geral Ordinária que acontece a cada dois anos.

Na assembleia deste ano o Piauí conseguiu garantir assento na diretoria com a indicação de Carlos Humberto Campos para a vice-presidência. O piauiense é assessor da Cáritas Brasileira Regional do Piauí e já está no seu segundo mandato como Coordenador Executivo da ASA Piauí.
“Essa indicação reflete nossa dedicação e compromisso de responder a articulação no semiárido com maior participação e organização dos trabalhos e produzir com qualidade os nossos produtos tanto na construção das alternativas, na comunicação e na educação”, ressalta.

Programação

26 de novembro
8h – Mesa Redonda: Um olhar do semiárido na conjuntura atual
10h30 – Debate: Moderação – Carlos Humberto Campos (Coordenador Estadual da ASA Brasil)
11h – Degustação de Produtos Típicos das Microrregiões
11h30 – Partilhas dos Programas da ASA Brasil no Estado
- Ações desenvolvidas
- Desafios e Avanços
- Proposições
13h – Almoço
14h30 – Prioridades para 2011
17h30 – Informes, Comunicados e apresentação das novas entidades
19h30 – Jantar de Confrater-nização

27 de novembro
8h30 – Construção do Plano Estratégico de Convivência com o Semiárido
12h – Encaminhamentos e avaliação
13h – Almoço

Nenhum comentário:

Postar um comentário