quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Radialistas do Piauí participam de Oficina com a temática Semiárido


Foi realizado nos últimos dias 17, 18 e 19 de novembro em Picos, sul do Piauí, a oficina estadual de Radialistas pelo Semiárido. O encontro, que tinha como objetivo sensibilizar radialistas para a importância da comunicação na divulgação de ações de convivência com o Semiárido, também foi uma oportunidade de aproximá-los dos comunicadores (as) popular da Articulação no Semiárido Brasileiro Asa- Brasil para ampliar as ações de comunicação no Estado.

O evento reuniu jornalistas, locutores(as), operadores de áudio e assessores(as) de Instituições que trabalham práticas e alternativas de convivência com o semiárido. Em um espaço de debates e reflexões sobre o papel e importância dos comunicadores na divulgação dos programas de convivência com a região semiárida, os participantes conheceram algumas experiências que vem dando certo na região sul do Piauí, iniciativas que mudam a vida das famílias de comunidades inteiras.

Uma das experiências visitadas foi a horta orgânica de Seu Antonio Neto que, junto com mais 30 famílias na localidade Fraga no município de Pe. Marcos, produzem hortaliças orgânicas e toda a produção é vendida de forma direta para consumidores das cidades de Alegrete, Marcolândia e Pe. Marcos.

O grupo também conheceu a criação de ovinos e caprinos do jovem Josivaldo Macedo, na localidade Mucambo, também no município de Pe. Marcos. O jovem vem dando prosseguimento aos trabalhos dos pais Geraldo Macedo e D. Lidia Maria e, através de capacitações, ele melhora e aumenta a criação da família, um exemplo de jovem empreendedor que encontrou no sertão do Piauí as oportunidades que muitos jovens buscam em outros Estados.

Outra experiência com horta orgânica visitada pelos participantes da oficina foi a da família de Dona Isabel e Seu Dorval na localidade Várzea do Engano no município de Sussuapara. A família cultiva hortaliças orgânicas com produção suficiente para assegurar o sustento da família.

Nas visitas foram coletadas entrevistas e informações para a produção de programas radiofônicos, que serão unidos aos programas produzidos em outros estados, para a produção de material para divulgação. A oficina de radialistas foi promovida Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido sob a coordenação da Articulação do Semiárido Brasileiro - ASA Brasil. Essas oficinas estão acontecendo em outros estados onde a ASA atua.

Paula Andéas - Comunicadora Popular CERAC/FPCSA/ASA Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário