quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cáritas realiza seminário para discutir solidariedade

A Cáritas Brasileira Regional do Piauí irá realizar na manhã desta sexta-feira (12), um Seminário para discutir a Solidariedade e as Mudanças Climáticas do Planeta. A discussão será feita pelo Assessor do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira, Luís Cláudio ‘Mandela’, e acontecerá a partir das 9h no auditório do Centro Pastoral VI.

Está prevista também na programação do seminário uma apresentação do Vigário Geral de Teresina, Padre Tony Batista, sobre o Ano da Caridade que será celebrado no ano que vem pela Arquidiocese de Teresina.

Segundo Hortência Mendes, secretária regional da Cáritas Brasileira, o evento reunirá as comunidades de Teresina e do interior que são atendidas pelos planos de emergência da Cáritas para debater o tema. “O tema deste ano da Semana da Solidariedade busca trazer uma reflexão sobre o nosso olhar principalmente frente às mudanças climáticas e as conseqüências dessas para as populações mais vulneráveis, que sofrem mais com as enchentes, terremotos e outras catástrofes que acontecem pelo mundo”, explica.

A Semana da Solidariedade é celebrada todos os anos pela Cáritas Brasileira no período de 05 a 12 de novembro. São diferentes iniciativas que acontecem em todo o país a partir das comunidades, paróquias, dioceses e regionais. Com o tema "Solidariedade: qual o nosso olhar?", a Cáritas convida todas as pessoas a voltar o olhar sobre quem somos e reafirmarmos nossa identidade como parte da construção de uma sociedade justa, igualitária e plural.

As questões climáticas e a vida no planeta

Nas ultimas décadas, cresceu na sociedade a consciência sobre a situação do meio ambiente e a ameaça à vida no planta. Apesar de ser algo perceptível em todos os países, existe um fosso profundo entre as questões ambientais e o modelo de desenvolvimento em vigor no mundo.

Segundo Carlos Humberto Campos, sociólogo da Cáritas, essa discussão se faz necessária para avaliarmos os caminhos de desenvolvimento que escolhemos, o qual possibilitou uma vida confortável para boa parte da população, mas requer que seja amplamente repensado. O desafio hoje é vivenciar uma nova construção de Vida. “Essa nova vida exige um modelo de desenvolvimento que denominamos de Solidariedade e Sustentabilidade. Essa construção implica em profundas mudanças de atitudes – pessoais e coletivas – sobretudo na maneira de se relacionar com as pessoas, a natureza e o mercado de consumo”, explica.

De acordo com o sociólogo, toda essa modificação do espaço natural através de atividades não sustentáveis gera um desequilíbrio ecológico que leva à modificação do clima. “Por isso, é imprescindível que repensemos nossos modos de produção e consumo, pois não dispomos de um Planeta B”, ressalta. P o sociólogo, o rumo a ser tomado de agora em diante é a busca de um modelo que seja próximo ao modo de vida das populações tradicionais.

“As populações tradicionais têm mostrado uma visão alternativa de sociedade que busca construir um modelo de vida que tenha como base a solidariedade para o desenvolvimento sustentável. Tudo isso, porem, está relacionado com um compromisso ético-político que contribui para a inclusão de todas as pessoas indistintamente, a uma visão de mundo que rompe com a concepção utilitarista de meio ambiente e que expressa um novo conceito de relação de poder capaz de superar todas as desigualdades e destruição da vida”, finaliza.

Programação:
12 de novembro 2010
07h – Missa comemorativa dos 54 anos da Cáritas Brasileira e café da manhã comunitário
09h – Seminário:
• Solidariedade e Mudanças Climáticas – Luís Cláudio ‘Mandela’, secretariado nacional da Cáritas
• Ano da Caridade – Padre Tony Batista, Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina

Nenhum comentário:

Postar um comentário