A Comissão Gestora do Projeto Fecundação se reuniu na manhã desta quarta-feira, 07 de abril no Salão Paroquial em Itainópolis, para fazer um balanço das atividades. Dentre os eventos que aconteceram no mês de março, destacou-se a Semana da Água, mutirões agroecológicos, e levantamento dos Recursos Hídricos do município.
Segundo a agente Cáritas, Francisca dos Anjos, o mutirão agroecológico que aconteceu no mês passado foi na comunidade Tombador e tratou de manejo de caprinos e ovinos. Participaram das atividades 12 pessoas, dentre as quais 1 era homem e 11 eram mulheres. De acordo com a agente essa configuração ela se espalha por todas as Unidades Produtivas em Itainópolis.
“Esse mutirão confirmou a capacidade e o interesse das mulheres de se organizarem e tomarem para si algumas ocupações que antes eram tidas como masculinas. E o interesse que elas tem de estarem produzindo para melhorar a qualidade de vida da sua família”, afirmou Francisca.
Durante todo o projeto foram previstos 14 mutirões agroecológicos, já foram feitos 11. Para abril e maio estão previstas mais 04, totalizando 15 mutirões. As temáticas dos mutirões são distribuídas entre as comunidades de acordo com as potencialidades e interesses das comunidades. São feitos mutirões de limpeza de aguadas, ovinos e caprinos, aves, confecção de silagem.
Recursos Hídricos
Figurando como principal assunto do dia, o levantamento de Recursos Hídricos do município foi feito com o apoio da Asssociação dos/as Agentes Comunitários de Saúde de Itainópolis. Segundo João Evangelista, coordenador pro Programa de Convivência com o Semiárido da Cáritas, o relatório será elaborado detalhadamente para servir de embasamento para a construção do Plano Municipal de Recursos Hídricos.
“O Plano Municipal é um instrumento que servirá para que toda a população seja beneficiada com a melhoria das estruturas de abastecimento. Com o plano, o município passará a destinar recursos para as obras de infraestrutura hídrica, campanhas educativas e eventos que venham estimular o gerenciamento e preservação dos mananciais”.
De acordo com o coordenador, o Projeto Fecundação atua como ponto de partida e estimulo para que essas políticas sejam estabelecidas. Ele colocou como dado importante a quantidade de famílias da zona rural que tem alguma fonte de água. Foram tabuladas 3.280 famílias em 138 comunidades. “O projeto só irá beneficiar 24 comunidades que servirão de exemplo do que o poder público pode fazer para melhorar a qualidade de vida das demais famílias”, enfatizou o coordenador.
Para a elaboração do relatório ainda será feito o cruzamento de dados, a fim de que os dados sejam o mais próximo do real. Por exemplo, o numero de riachos catalogados são 22, mas algumas comunidades “batizam” de formas diferentes o mesmo riacho.
Após a redação de todo o relatório, será feita uma proposta de projeto de lei para a Câmara de Vereadores para apreciação e votação.
Resumo do levantamento de RH
259 Cisternas
19 olhos d’água
198 poços cacimbões
159 poços tubulares
04 poços jorrantes
69 caxios
102 Barreiros
07 barragens
22 riachos
78 açudes
E o Rio Itaim banha 52 localidades
Calendário de atividades
09 de abril – mutirão de limpeza dos barreiros na comunidade Serra
30 de abril – Encontro com Unidades Produtivas
06 de maio – Reunião da comissão gestora
20 e 21 de maio – 2ª oficina pedagógica
24 e 25 de junho – Encontro com lideranças e multiplicadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário