sexta-feira, 9 de julho de 2010

Floriano dá boas vindas a Dom Valdemir em ritmo de festa

Centenas de fiéis lotaram a Praça da Catedral de São Pedro de Alcântara no dia 03 de julho para participar da posse de dom Valdemir Ferreira dos Santos, novo bispo da Diocese de Floriano. Dom Valdemir foi nomeado pelo papa Bento XVI, no dia 17 de março de 2010 para suceder a Dom Augusto Alves da Rocha, 76 anos, que pediu renúncia após completar 75 anos de idade, conforme prescreve o cânon 401 parágrafo 1º do Código de Direito Canônico.

A ordenação de Dom Valdemir como segundo bispo de Floriano ocorreu no dia 30 de maio em Vitória da Conquista (BA), cidade onde atuava como vigário episcopal e ecônomo arquidiocesano.

A chegada do novo Bispo da cidade foi motivo de muita alegria para todos os florianenses, que recepcionaram o pastor na entrada da cidade. Os fiéis de Floriano saudaram Dom Valdemir Ferreira dos Santos, numa ocasião de grande importância para a cidade que marca o calendário de festividades dos 113 anos de Floriano. Após ser recepcionado com faixas e cartazes de boas vindas pelas 'ovelhas de seu novo rebanho' Dom Valdemir seguiu em carreata em carro aberto em companhia de Dom Augusto Rocha pelas ruas da cidade até à Catedral São Pedro de Alcântara.

Na Catedral foi realizado o rito de "Acolhida ao Bispo", uma cerimônia tradicional realizada geralmente nas ordenações e solenidades da Igreja. Logo na entrada à Catedral o grupo de Escoteiros Sebastião Martins recebeu Dom Valdemir com o som de flautas tocando o "Hino do Pontifício".

Seguindo a cerimônia o novo Bispo fez uma pequena saudação aos fieis e fez um breve apanhado do que irá realizar como Bispo da Cidade: "A nossa esperança é o próprio Jesus Cristo, sem ele nada podemos fazer, pois ele é o caminho, a verdade e a vida. Por isso, aqui estamos cheios de esperança para darmos continuidade à construção de um reino que é de Deus, dando continuidade a toda a evangelização começada aqui há muitos anos e nos últimos tempos pelo nosso Dom Augusto. O que para mim é uma responsabilidade muito grande. Eu que tive o privilégio de ser sucessor de um pastor, de um profeta como Dom Augusto que vocês conhecem muito bem, e eu vim reavivar o amor que é de Deus, porque Deus é amor".

Ao final da cerimônia o prefeito Joel Rodrigues entregou as chaves da cidade a dom Valdemir Ferreira dos Santos como forma de homenageá-lo e de dar as boas vindas em nome de Floriano. O prefeito entregou ainda os documentos das terras onde a Catedral está construída e que pertencia ao município, transferindo a posse das terras à Diocese de Floriano.

Seguindo a programação, a Celebração Eucarística de Posse Episcopal começou às 17h na praça Dr. Sebastião Martins e teve a duração de três horas. A cerimônia foi presidida pelo bispo de Parnaíba Dom Alfredo Schaffler que enalteceu a presença do novo membro do episcopado no Regional Nordeste IV. Durante a homilia Dom Valdemir, reafirmou a opção preferencial da Igreja pelos pobres e destacou a exclusão social como a maneira mais aguda de tirar dos pobres o direito à vida.

O bispo emérito de Floriano, D. Augusto Alves da Rocha depois de dois anos a frente do episcopado, entregou o báculo ao seu sucessor, mas entre os fiéis era perceptível sentimentos de gratidão e afeto com o bispo emérito da cidade.

João Raimundo, agende da Cáritas Diocesana de Floriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário