sexta-feira, 16 de julho de 2010

Tem início em Teresina (PI) XX Assembléia de Pastoral da CNBB

O Regional Nordeste IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está realizando até o próximo domingo (18), a XX Assembléia de Pastoral que tem como tema “A palavra de Deus é a sustentabilidade da Igreja”. O evento está acontecendo no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus em Teresina e conta com a participação dos bispos diocesanos, agentes diocesanos e de pastorais.

Durante a abertura da assembléia, na noite de quinta-feira (15), foi feita a acolhida dos participantes que vieram de todo o Estado e a acolhida do novo bispo da Diocese de Floriano, Dom Valdemir Ferreira dos Santos. Ele foi nomeado bispo no dia 17 de março deste ano e ordenado no dia 30 de maio em Vitória da Conquista (BA). Dom Valdemir será o bispo referencial para a Liturgia e a Missão.

Para Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Teresina e presidente do Regional, estar na 20º Assembléia de Pastoral significa um longo caminho que já foi percorrido. “Aqui nos reunimos como Igreja e vamos trazer, nesses dias, experiências diversas dessa igreja que é uma só, apesar de nossa independência e autonomia. Faremos um exercício de caminhar junto com a Igreja, planejando nossas ações como regional”.

Para encerrar o dia os participantes assistiram a apresentação da dupla de repentistas Edvaldo e Joaquim da Mata, que fizeram uma apresentação bem humorada da situação de exclusão que ainda existe e do trabalho que a igreja e suas pastorais, sacerdotes e leigos, tem feito para mudar essa realidade.

O que: XX Assembléia de Pastoral do Regional NE IV da CNBB
Quando: 15 a 18 de julho
Onde: Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, rodovia PI-130, Km 08 – Teresina (PI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário