quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Evento discute Plano Estratégico de Convivência com o Semiárido

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) irá realizar nesta sexta-feira e sábado, 26 e 27 de novembro, o seu Encontro Estadual. O evento, que tem como tema “Um Novo Olhar sobre o Semiárido na Conjuntura Atual” terá início às 8h e acontecerá na Obra Kolping Estadual do Piauí.

Durante o evento acontecerá uma mesa redonda para debater o tema, partilha dos resultados de ações que já estão sendo feitas para convivência com o semiárido, avaliações e apresentação das novas entidades que irão compor a articulação. Além disso, as instituições de todo o estado apresentarão produtos típicos das regiões para degustação dos participantes.

Segundo Carlos Humberto Campos, Coordenador Executivo do FPCSA, será iniciada a construção do Plano Estratégico de Convivência com o Semiárido de iniciativa da sociedade civil. “A construção do plano estratégico significa a organização das atividades tendo em vista a melhoria dos resultados. Vamos fazer uma leitura da realidade e detectar as dificuldades limites e potencialidades do semiárido piauiense”.

De acordo com o Coordenador Executivo, a construção desse plano ajudará a definir o planejamento de ações para a convivência com o semiárido para 2011. “Esse planejamento tem como objetivo trazer novas perspectivas e atender com mais eficácia as demandas das famílias que moram no semiárido”.

Além dos técnicos das instituições da sociedade civil que compõem o FPCSA, estarão presentes no Encontro, representantes das Comissões Municipais e das famílias beneficiadas com as ações de convivência. “A participação da sociedade, com seus diversos sujeitos, amplia a possibilidade de um planejamento realmente atender as reais necessidades dos grupos. E o Planejamento estratégico tem esse caráter de nascer com o olhar da sociedade civil”.

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido

O FPCSA é a representação estadual da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil). A ASA Brasil é uma articulação que reúne cerca de 2 mil organizações sem fins lucrativos que trabalham com alternativas de convivência com a região. A convivência é feita através de tecnologias de armazenamento da água da chuva que tem garantido água para os diversos usos e processos educativos através da Educação Contextualizada.

No semiárido piauiense já são cerca de 26 mil cisternas caseiras construídas nas residências das famílias agricultoras, abrangendo todos os municípios que compõem o semiárido do estado. Além dessas, 600 famílias já possuem cisternas adaptadas para a roça, a qual possibilita o armazenamento de água para a produção de hortaliças, garantindo a segurança alimentar.

“Somando todos os implementos, as ações da ASA Brasil já possibilitou acesso à água de qualidade para 136 mil pessoas somente no Piauí. A satisfação das famílias é a prova que iniciativas como essas devem ser apoiadas e financiadas para que se tenha vida digna na região semiárida”, explica Carlos Humberto.

Piauí garante representação na ASA Brasil

No período de 17 a 19 de novembro os representantes estaduais de todo os estados que compõem o semiárido brasileiro se reuniram para eleger a Diretoria Executiva da ASA Brasil para o período de 2011/2012. A Diretoria Executiva é formada por cinco coordenadores executivos estaduais indicados na Assembleia Geral Ordinária que acontece a cada dois anos.

Na assembleia deste ano o Piauí conseguiu garantir assento na diretoria com a indicação de Carlos Humberto Campos para a vice-presidência. O piauiense é assessor da Cáritas Brasileira Regional do Piauí e já está no seu segundo mandato como Coordenador Executivo da ASA Piauí.
“Essa indicação reflete nossa dedicação e compromisso de responder a articulação no semiárido com maior participação e organização dos trabalhos e produzir com qualidade os nossos produtos tanto na construção das alternativas, na comunicação e na educação”, ressalta.

Programação

26 de novembro
8h – Mesa Redonda: Um olhar do semiárido na conjuntura atual
10h30 – Debate: Moderação – Carlos Humberto Campos (Coordenador Estadual da ASA Brasil)
11h – Degustação de Produtos Típicos das Microrregiões
11h30 – Partilhas dos Programas da ASA Brasil no Estado
- Ações desenvolvidas
- Desafios e Avanços
- Proposições
13h – Almoço
14h30 – Prioridades para 2011
17h30 – Informes, Comunicados e apresentação das novas entidades
19h30 – Jantar de Confrater-nização

27 de novembro
8h30 – Construção do Plano Estratégico de Convivência com o Semiárido
12h – Encaminhamentos e avaliação
13h – Almoço

Radialistas do Piauí participam de Oficina com a temática Semiárido


Foi realizado nos últimos dias 17, 18 e 19 de novembro em Picos, sul do Piauí, a oficina estadual de Radialistas pelo Semiárido. O encontro, que tinha como objetivo sensibilizar radialistas para a importância da comunicação na divulgação de ações de convivência com o Semiárido, também foi uma oportunidade de aproximá-los dos comunicadores (as) popular da Articulação no Semiárido Brasileiro Asa- Brasil para ampliar as ações de comunicação no Estado.

O evento reuniu jornalistas, locutores(as), operadores de áudio e assessores(as) de Instituições que trabalham práticas e alternativas de convivência com o semiárido. Em um espaço de debates e reflexões sobre o papel e importância dos comunicadores na divulgação dos programas de convivência com a região semiárida, os participantes conheceram algumas experiências que vem dando certo na região sul do Piauí, iniciativas que mudam a vida das famílias de comunidades inteiras.

Uma das experiências visitadas foi a horta orgânica de Seu Antonio Neto que, junto com mais 30 famílias na localidade Fraga no município de Pe. Marcos, produzem hortaliças orgânicas e toda a produção é vendida de forma direta para consumidores das cidades de Alegrete, Marcolândia e Pe. Marcos.

O grupo também conheceu a criação de ovinos e caprinos do jovem Josivaldo Macedo, na localidade Mucambo, também no município de Pe. Marcos. O jovem vem dando prosseguimento aos trabalhos dos pais Geraldo Macedo e D. Lidia Maria e, através de capacitações, ele melhora e aumenta a criação da família, um exemplo de jovem empreendedor que encontrou no sertão do Piauí as oportunidades que muitos jovens buscam em outros Estados.

Outra experiência com horta orgânica visitada pelos participantes da oficina foi a da família de Dona Isabel e Seu Dorval na localidade Várzea do Engano no município de Sussuapara. A família cultiva hortaliças orgânicas com produção suficiente para assegurar o sustento da família.

Nas visitas foram coletadas entrevistas e informações para a produção de programas radiofônicos, que serão unidos aos programas produzidos em outros estados, para a produção de material para divulgação. A oficina de radialistas foi promovida Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido sob a coordenação da Articulação do Semiárido Brasileiro - ASA Brasil. Essas oficinas estão acontecendo em outros estados onde a ASA atua.

Paula Andéas - Comunicadora Popular CERAC/FPCSA/ASA Brasil

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cáritas realiza seminário para discutir solidariedade

A Cáritas Brasileira Regional do Piauí irá realizar na manhã desta sexta-feira (12), um Seminário para discutir a Solidariedade e as Mudanças Climáticas do Planeta. A discussão será feita pelo Assessor do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira, Luís Cláudio ‘Mandela’, e acontecerá a partir das 9h no auditório do Centro Pastoral VI.

Está prevista também na programação do seminário uma apresentação do Vigário Geral de Teresina, Padre Tony Batista, sobre o Ano da Caridade que será celebrado no ano que vem pela Arquidiocese de Teresina.

Segundo Hortência Mendes, secretária regional da Cáritas Brasileira, o evento reunirá as comunidades de Teresina e do interior que são atendidas pelos planos de emergência da Cáritas para debater o tema. “O tema deste ano da Semana da Solidariedade busca trazer uma reflexão sobre o nosso olhar principalmente frente às mudanças climáticas e as conseqüências dessas para as populações mais vulneráveis, que sofrem mais com as enchentes, terremotos e outras catástrofes que acontecem pelo mundo”, explica.

A Semana da Solidariedade é celebrada todos os anos pela Cáritas Brasileira no período de 05 a 12 de novembro. São diferentes iniciativas que acontecem em todo o país a partir das comunidades, paróquias, dioceses e regionais. Com o tema "Solidariedade: qual o nosso olhar?", a Cáritas convida todas as pessoas a voltar o olhar sobre quem somos e reafirmarmos nossa identidade como parte da construção de uma sociedade justa, igualitária e plural.

As questões climáticas e a vida no planeta

Nas ultimas décadas, cresceu na sociedade a consciência sobre a situação do meio ambiente e a ameaça à vida no planta. Apesar de ser algo perceptível em todos os países, existe um fosso profundo entre as questões ambientais e o modelo de desenvolvimento em vigor no mundo.

Segundo Carlos Humberto Campos, sociólogo da Cáritas, essa discussão se faz necessária para avaliarmos os caminhos de desenvolvimento que escolhemos, o qual possibilitou uma vida confortável para boa parte da população, mas requer que seja amplamente repensado. O desafio hoje é vivenciar uma nova construção de Vida. “Essa nova vida exige um modelo de desenvolvimento que denominamos de Solidariedade e Sustentabilidade. Essa construção implica em profundas mudanças de atitudes – pessoais e coletivas – sobretudo na maneira de se relacionar com as pessoas, a natureza e o mercado de consumo”, explica.

De acordo com o sociólogo, toda essa modificação do espaço natural através de atividades não sustentáveis gera um desequilíbrio ecológico que leva à modificação do clima. “Por isso, é imprescindível que repensemos nossos modos de produção e consumo, pois não dispomos de um Planeta B”, ressalta. P o sociólogo, o rumo a ser tomado de agora em diante é a busca de um modelo que seja próximo ao modo de vida das populações tradicionais.

“As populações tradicionais têm mostrado uma visão alternativa de sociedade que busca construir um modelo de vida que tenha como base a solidariedade para o desenvolvimento sustentável. Tudo isso, porem, está relacionado com um compromisso ético-político que contribui para a inclusão de todas as pessoas indistintamente, a uma visão de mundo que rompe com a concepção utilitarista de meio ambiente e que expressa um novo conceito de relação de poder capaz de superar todas as desigualdades e destruição da vida”, finaliza.

Programação:
12 de novembro 2010
07h – Missa comemorativa dos 54 anos da Cáritas Brasileira e café da manhã comunitário
09h – Seminário:
• Solidariedade e Mudanças Climáticas – Luís Cláudio ‘Mandela’, secretariado nacional da Cáritas
• Ano da Caridade – Padre Tony Batista, Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Oficina para radialistas debate convivência com o semiárido no Piauí


A Articulação no Semiárido Brasileiro, Asa Brasil, vai realizar nos dias 17 a 19 de novembro, em Picos, a Oficina Estadual de Radialistas pelo Semiárido. O objetivo da oficina é sensibilizar os radialistas para a importância da comunicação na divulgação de ações de convivência com o Semiárido. Será uma oportunidade também de aproximar comunicadores(as) populares ligados às organizações da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) e radialistas que trabalham na região semiárida piauiense.

A oficina terá um público de 25 pessoas, entre comunicadores populares, pessoas que trabalham com a comunicação nas entidades que desenvolvem o Programa Um Milhão de Cisternas Rurais, radialistas que atuam na região semiárida e membros da Assessoria de Comunicação da Asa Brasil (Asacom).

Na oportunidade haverá uma apresentação da ASA com breve explanação do que é a Articulação e do trabalho que vem sendo feito no Semiárido. Os participantes conhecerão também o trabalho da AsaCom e sua estratégia de comunicação.

Visitas para conhecer experiência de convivência com o semiárido serão realizadas, elas serão a base para o desenvolvimento dos trabalhos. Os participantes vão praticar roteiros para rádios, elaborar peças radiofônicas, como spots, programetes ou radionovelas, com a temática voltada ao que viram nas propriedades visitadas.

A oficina está sendo promovida pela ASA, em parceria com a Cáritas Regional do Piauí. Esta atividade,faz parte de um conjunto de seis oficinas que serão também realizadas nos estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Alagoas. Essas oficinas estão previstas dentro do projeto entre a ASA e a Cooperação Espanhola.

Programação:

17 de novembro

8h - Acolhida e apresentação dos participantes
Apresentação da oficina
Debate: Convivência com o Semiárido
12h - Intervalo almoço
14h - Continuação do debate sobre Convivência com o Semiárido
Preparação das visitas
Preparação de entrevistas e roteiros
18h - Jantar
19h - Cinema com pipoca e roda de diálogos

18 de novembro

6h30 - Saída para as visitas
11h - Retorno
12h - Almoço
14h - Produção e gravação dos materiais radiofônico
19h - Jantar com noite cultural

19 de novembro

8h - Apresentação das peças
Debate sobre Radio e Convivência com o Semiárido
12h - Almoço
14h - Avaliação e encerramento

Paula Andréas, comunicadora popular CERAC/ FPCSA/ ASA Brasil

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Diocese de Picos aborda Segurança no Trânsito na Semana da Solidariedade 2010


A Cáritas Brasileira empreende de 5 a 12 de novembro ações voltadas para a Semana da Solidariedade, onde através de iniciativas que se materializam nas comunidades, paróquias, dioceses e regionais reafirma o seu interesse na construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

O objetivo da semana é estimular a sociedade para uma cultura solidária, levando em conta a marca de dom Hélder Câmara, com a orientação sobre "SOLIDARIEDADE: Qual o nosso olhar?".

No âmbito nacional, a campanha será voltada para a questão das mudanças climáticas. A Cáritas Diocesana de Picos, tendo em vista as necessidades locais, reuniu seus esforços para falar sobre o Trânsito, propondo refletir sobre esta realidade, discutir soluções e cultivar boas iniciativas que gerem solidariedade, respeito à sinalização, às leis de trânsito e a principalmente respeito à fragilidade da própria vida.

Estatísticas revelam a violência no trânsito a partir de dados obtidos pelo Hospital Regional Justino Luz, que atende vítimas de Picos e da macrorregião, bem como do SAMU, que é acionado para o salvamento de vítimas com vida em acidentes ocorridos na cidade.

Entre março e agosto deste ano o HRJL realizou o atendimento de 1.245 vítimas de acidente, destes, 194 sofreram politraumatismo, incluindo 16 mortes. 218 sofreram fraturas, 433 passaram pelo procedimento de sutura e 400 tiveram escoriações.

Dados do SAMU também denotam esta realidade, entre julho de 2006 e setembro deste ano, 1.830 vítimas foram atendidas por acidente de moto, 285 por acidentes de carro, que totaliza 2.115 atendimentos por acidente no trânsito, incluindo 243 óbitos.

Acima de estatísticas e números, são vidas que se perdem causadas por algum tipo de imprudência, seja o abuso na velocidade, muitas vezes combinado com álcool, o desrespeito às leis e sinalização, ou até mesmo a falta de sinais que informem os perigos da estrada. Além das vítimas que causam os próprios acidentes, existem também aquelas que sofrem com a imprudência dos outros condutores.

Motivada por essas e outras situações, a Cáritas Diocesana de Picos vivência esta semana refletindo, "Solidariedade no Trânsito: Qual o nosso olhar?" E convida toda comunidade, condutores, pedestres, famílias que já perderam pessoas vítimas de acidente, meios de comunicação e autoridades, para juntos efetivarem ações no sentido de melhorar o trânsito e preservar a vida.

Confira a programação abaixo:

05/11 - Sexta-Feira
06h00 Missa de abertura na Igreja Sagrado Coração de Jesus
08h00 Distribuição de folders em Picos e demais municípios da Diocese
12h00 Entrevista na TV Picos
18h00 Visita às Universidades UFPI e UESPI

06/11- Sábado
12h00 Debate sobre o trânsito em Picos na Rádio Cidade Modelo FM, com a Cáritas e instituições responsáveis.
19h00 Encontro com famílias e condutores de veículos sobre vítimas no trânsito - Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Bairro Ipueiras (Próximo ao SAMU)

07/11- Domingo
07h00 Participação no Programa Vida Missionária na Rádio Educativa de Picos, Cultura FM.
16h00 Encontro com famílias e condutores de veículos sobre vítimas do trânsito na Igreja São João Batista - Conjunto Petrônio Portela - COHAB.

08/11 - Segunda-Feira
08h00 Visita às escolas públicas de Picos
10h00 Mesa Redonda "Humanização do Trânsito: Qual o nosso olhar?" com autoridades do trânsito e Ministério Público na Rádio Educativa de Picos Cultura FM.
16h00 Visita à Faculdade R.SÁ e IFPI

09/11 - Terça-Feira
08h00 Visita às escolas particulares de Picos
12h00 Entrevista na Rádio Difusora AM
19h30 Encontro com as famílias e condutores de veículos sobre vítimas no trânsito no Salão Paroquial da Catedral de Picos.

10/11 - Quarta-Feira
06h30 Reprise da entrevista na Radio Difusora AM na Rádio Liderança FM
12h00 Entrevista na Rádio Nordeste AM

11/11 - Quinta-Feira
19h00 Palestra em parceria com o Detran-PI sobre orientações no trânsito - Igreja São Francisco de Assis - Bairro Junco

12/12- Sexta-Feira
06h00 Missa na Rádio Educativa de Picos Cultura FM
18h00 Carreata e Caminhada saindo da Praça Dr. Antenor Neiva (em frente ao Hospital Regional) com destino à Catedral Nossa Senhora dos Remédios, encerrando com Missa e Bênção dos veículos.

Lana Krisna - Pascom - Diocese de Picos

Semana da Solidariedade inicia com atividade em escola da rede pública


A Cáritas Brasileira Regional do Piauí promoverá uma atividade de conscientização ambiental na manhã desta sexta-feira (05) para os alunos da Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas, no bairro Monte Verde. A atividade que acontecerá a partir das 10h, dá início à Semana da Solidariedade, promovida todos os anos pela Cáritas Brasileira.

As atividades acontecerão a partir de teatro de bonecos e brincadeiras, e finalizará com uma ação de reflorestamento ao redor da escola. Será disponibilizada uma muda para cada turma, a qual deverá eleger o guardião da árvore e cuidar dela durante todo o ano.

Todos os anos, a Cáritas Brasileira dedica uma semana no mês de Novembro para o diálogo acerca da Solidariedade. De 05 a 12 de novembro diferentes iniciativas que acontecem em todo o país a partir das comunidades, paróquias, dioceses e regionais. Com o tema “Solidariedade: qual o nosso olhar?”, a Cáritas convida a todas as pessoas a voltar o olhar sobre quem somos e reafirmarmos nossa identidade como parte da construção de uma sociedade justa, igualitária e plural.

“Entrando já em diálogo com a Campanha da Fraternidade de 2011 que tem como tema meio ambiente, a Semana da Solidariedade incentiva a reflexão a partir das alterações climáticas e da vida no planeta. A proposta é fazer essa reflexão voltada para os efeitos nas comunidades mais vulneráveis, as quais sofrem mais quando ocorrem catástrofes naturais”, explica Hortência Mendes, Secretária Regional da Cáritas.

Programação Estadual:

Teresina:
05/11 – 10h às 12h – Atividades de conscientização ambiental na escola municipal Roberto Cerqueira Dantas no Bairro Monte Verde. Finaliza com uma ação de reflorestamento com os alunos.
06/11 – 07h às 12h – Visita missionária com o voluntariado na comunidade Pulsazeiro, município de Nazária. Atividades: agroecologia, preparo da terra, plantio e almoço comunitário.
12/11 – 07h – Missa em ação de Graças na Igreja do Centro Pastoral Paulo VI.
8h30 – Café da manhã comunitário.
9h – Seminário:
- Solidariedade e Mudanças Climáticas: causas, efeitos e como enfrentar os problemas – Luís Claudio “Mandela” – Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira
- Ano da Caridade – Padre Tony Batista – Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina

Campo Maior:
12/11 - Manhã: Celebração Eucarística na Assembleía Diocesana de Pastoral.
12 e 13/11 - noite - Feira de Produtos da Economia popular Solidária.

Bom Jesus
Durante a semana de 05 a 12/11 - Palestras nas escolas públicas sobre Meio Ambiente e Solidariedade.

Parnaíba – Durante todo o mês de novembro - Oficina de Rádio e Encontro sobre Solidariedade.

Floriano:
04 e 05/11 - Encontro dos grupos de Economia Popular Solidaria.

Picos:
Na semana deste ano, a Diocese de Picos irá abordar a Solidariedade no Trânsito
05/11 - Abertura - Missa na Rádio Cultura FM e distribuição de folders na avenidas principais de Picos - 06h
06/11 - Encontro com famílias e condutores de veículos sobre vitimas do trânsito – 19h
07/11 - Encontro com famílias e condutores de veículos sobre vitimas do trânsito – 16h
08/11 - Visitas as Universidades, escolas públicas – 08h
- Mesa Redonda: “Humanização do Transito: qual nosso olhar?” – 10h
09/11 – Encontro com famílias e condutores de veículos sobre vitimas do trânsito – 19h30
11/11 – Palestra em parceria com o Detran – PI sobre orientações no transito – 19h
12/11 - Caminhada da Vida no Trânsito e benção dos veículos – 06h