quarta-feira, 27 de julho de 2011

20 mil pessoas são esperadas na 12ª Romaria da Terra e da Água

A Diocese de Campo Maior se prepara para um dos maiores eventos católicos do Piauí, a Romaria da Terra e da Água. Em sua 12ª edição, o evento representa um momento de forte oração e reflexão acerca dos problemas sociais enfrentados atualmente. O evento acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, em Campo Maior, e contará com a participação de fiéis de todo o estado. Cerca de 20 mil pessoas estão sendo aguardadas.

A Romaria da Terra e da Água é uma realização da Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e das Pastorais Sociais e está em sintonia com toda a ação evangelizadora da Igreja, e tem sido um dos momentos de forte expressão popular reunindo representante das dioceses, todos os bispos e do povo de Deus. “Ela representa a animação da fé e vai na trilha da questão social, na luta pela terra e água, com uma grande mística do povo de Deus”, enfatiza a Secretária Regional da Cáritas do Piauí, Hortência Mendes, uma das entidades que coordenam o evento.

Este ano, a Romaria traz como temática “Salvar a Terra e a Água é salvar a Vida” e está em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade/2011, que é “Fraternidade e Vida no Planeta” trazendo para a reflexão da sociedade a perspectiva de uma mudança de comportamento e atitudes diante do descaso e da falta de cuidado com a natureza e a mãe Terra.

Metodologia

Uma das novidades da 12ª edição é a metodologia com o desenvolvimento de seis seminários discutindo a temática central: Questões da Terra e Agrária; Mudanças Climáticas; Mobilidade Humana; Impactos dos grandes projetos; Desenvolvimento Solidário e Sustentável; Biomas e Caatinga. Durante os seminários serão discutidas as realidades existentes em cada local, desafios relacionados a elas e propostas de mudança.

Além de ser sediada na Diocese de Campo Maior trazendo a questão do Açude Grande, área de lagoa natural que vem sendo modificada pela ação humana. “Buscamos chamar a atenção do poder público para o Açude, buscando soluções de aproveitamento sustentável de toda aquela água armazenada”, explica Hortência Mendes.

As Dioceses do estado se preparam para o evento e vêm realizando encontros de reflexão nas comunidades, momentos de fé orientados por uma cartilha que orienta a realização de seis encontros sobre a temática central.

Programação - 12ª Romaria da Terra e da Água

30 de Julho – sábado

- 8h às 12h: Chegada e Acolhida aos Romeiros
- 14h: Realização de Seminários temáticos nas Paróquias:
“Bioma, Caatinga e Cerrado” – Eusébio Sousa da CPT - Catedral
“Desenvolvimento Solidário e Sustentável” – Carlos Humberto da Cáritas/PI - Paróquia N. S. de Fátima
“Mobilização Humana” – Pe. Antonio Garcia da Pastoral do Migrante Nacional - Paróquia N. S. das Mercês
“Mudanças Climáticas” – Profª. Fátima Veras da UESPI - Paróquia São Pedro Nolasco
“Impactos dos Grandes Projetos” – Profª. Dra. Sueli Rodrigues - Paróquia N. S. das Dores
“Questão da Terra e Agrária” – Profº. Marcelo Lima - Paróquia Santa Luzia
- 16h: Espiritualidade
- 17h: Lanche e saída dos Romeiros para o Açude Grande
- 18h: Abraço do Açude
- 19h: Tribuna Livre e show com Zé Vicente
- 23h: Descanso

31 de julho – domingo

- 04h: Despertar
- 05h: Celebração Eucarística

Nenhum comentário:

Postar um comentário