Será realizado nos dias 15 e 16 de julho, a partir das 8h no Centro Guadalupe em Teresina, o IV Congresso Regional da Cáritas do Piauí. O evento se configura como um espaço de formação, troca de experiências e avaliação das ações da entidade no estado. A metodologia de trabalho desenvolvida será na perspectiva de uma pedagogia libertadora, construindo em mutirão o processo avaliativo através de quatro pontos: Ver, Julgar, Agir, Celebrar e Avaliar. O Congresso Regional é, principalmente, um momento de preparação para o IV Congresso Nacional da Cáritas Brasileira que acontecerá em novembro, em Passo Fundo (RS).
Como preparação para o Congresso Regional, foram realizados os encontros interdiocesanos, nos quais foram apresentadas as avaliações diocesanas sobre a atuação da Cáritas, experiências desenvolvidas a partir da perspectiva de Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial (DSS-T). As Cáritas Diocesanas apontaram também sugestões para temas prioritários e ações principais para o próximo quadriênio. Essas discussões reaparecerão no congresso para definir a proposta do Piauí no Congresso Nacional.
“Queremos que esse momento seja também festivo e alegre para reanimar nossas forças e provocar em todas e todos nós energias positivas e benéficas para a construção do Novo. De novas relações, de novas formas de ver o mundo e o Planeta, de novas lutas, de novos paradigmas. Sempre com base nas Boas novas do Evangelho de Jesus Cristo”, afirma a Secretaria Regional da Cáritas do Piauí, Hortência Mendes.
Animação do Voluntariado
Para finalizar o congresso prestigiando o voluntariado que tem dado cor alegre e diferente às ações da Cáritas, será realizado um momento festivo e de animação dessa ação no Congresso. O Encontro de Voluntariado da Rede Cáritas no Piauí acontecerá no sábado, dia 16, a partir das 15h.
Durante o evento será discutido o que é voluntariado, o papel do voluntariado na sociedade atual, como agir como voluntário/a na Rede Cáritas. Serão também apresentadas ações que são desenvolvidas através do voluntariado e homenagens a voluntários/as que fizeram e fazem a diferença nessa rede de solidariedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário