terça-feira, 26 de julho de 2011

Cáritas e SERVE entregam casas em Parnaíba



Na tarde desta segunda-feira (25) os voluntários irlandeses da ONG SERVE junto com a equipe da Cáritas Brasileira Regional do Piauí em Parnaíba, fizeram a entrega de seis das 12 casas construídas este ano pelo projeto de construção de moradia popular. 20 jovens voluntários estão em Parnaíba deste o início de julho construindo casas e conhecendo experiências de inclusão social e preservação do meio ambiente e da cultura da região.

A felicidade das famílias do Parque Estevão era visível. “Eu não tinha condição de construir minha casa, nem sei quando isso seria possível, agora recebendo esta casa poderei viver melhor com meus filhos e minha esposa”, disse Francisco Alves, pai de cinco crianças.

Família de Francisco Alves

Cristiane Ribeiro que também recebeu uma casa disse estar muito feliz: “Agora posso ficar mais tranqüila. Antes, no inverno, eu e minha família ficávamos preocupadas até na hora de dormir, pois a qualquer momento a casa poderia vir abaixo, a água entrava pela parede que era coberta de papelão”, disse Cristiane. Padre Estevão, pároco da paróquia de Sant'Ana, abençoou as Casas desejando que se tornem ambientes de paz e felicidade.


Cristiane Ribeiro

Jeremias Ua Bruadair, coordenador do grupo, disse que é com grande alegria que entregam estas casas. "Sabemos que agora as famílias poderão ter uma vida mais digna”, afirma o coordenador. Há oito anos a SERVE trás jovens irlandeses que, em parceria com a Cáritas, constrói casas e doam para famílias carentes das comunidades periféricas das cidades de Parnaíba e Ilha Grande. Anualmente são selecionados jovens da Irlanda em vários seguimentos profissionais, são arrecadadas doações para que os mesmos, em conjunto com as famílias beneficiadas e profissionais da construção civil local ergam as casas.

A escolha das famílias é feita de forma criteriosa pela Cáritas, a preferência é para aquelas famílias com média de cinco membros, que vivem em real situação de miséria e renda de menos de um salário mínimo.

Nas cidades de Parnaíba e Ilha Grande cerca de 200 famílias já foram contempladas com a ação. Além do Brasil outros cinco países, em diferentes continentes, anualmente recebem as ações de desenvolvimento sustentável da SERVE em vários setores sociais. Na Tailândia, por exemplo, onde a maior problemática é a prostituição e, por conseqüência, a AIDS com altos índices entre as mulheres, os irlandeses realizam ações de conscientização junto às mesmas e seus filhos.

Com informações da Equipe Diocesana de Cáritas de Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário