sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Encontro promove planejamento de ações para o semiárido piauiense
O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA), formado por 13 entidades da Sociedade Civil, promove Encontro Estadual de Planejamento. O evento acontece nos dias 02 e 03 de fevereiro, na sede da Obra Kolping Estadual do Piauí, localizada no bairro Dirceu.
Proporcionando momentos de vivência, partilha e construção coletiva da atuação das entidades no semiárido, o Encontro também tem o objetivo de fazer um balanço do trabalho desenvolvido em 2011, construir o planejamento das atividades para o ano de 2012, e de eleger a Coordenação Executiva do Fórum e os representantes do Piauí junto a Coordenação Executiva da Articulação no Semiárido (ASA), da qual o Fórum é representante estadual.
Para o Coordenador Executivo da ASA pelo Piauí, Carlos Humberto Campos, assessor da Cáritas Piauí, o Fórum tem boas perspectivas de trabalho para este ano, principalmente na consolidação de parcerias com o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para continuidade de programas importantes de construção de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água para o consumo humano e produção de alimentos para famílias do semiárido como os programas P1MC - Um Milhão de Cisternas e P1+2 (Uma Terra e Duas Águas).
“Após um ano de implementação de obras hídricas, formações e capacitações de famílias do semiárido piauiense, tivemos momentos difíceis com a parceria do MDS, realizamos uma grande mobilização em dezembro de 2011, em Petrolina/PE, que resultou em um novo acordo de quatro meses, e estamos com boas perspectivas para este ano. A meta é garantir a construção de cerca de 6 mil cisternas de placas, além de 2 mil outras tecnologias alternativas como tanques de pedra e barragens, que irão beneficiar aproximadamente 6 mil famílias piauienses”, explica Carlos Humberto.
O Coordenador Executivo afirma também que, neste ano, o Fórum pretende dar continuidade ao debate sobre as conseqüências geradas pelos grandes projetos implantados no Piauí, como aqueles que beneficiam o agronegócio, a monocultura da soja e a instalação de grandes mineradoras. Uma discussão levantada pela Campanha em Defesa das Terras, das Águas e dos Povos do PI, lançada no dia 21 de novembro de 2011, e coordenada pelo Fórum, Movimento Quilombola, Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), Pastoral do Migrante e os movimentos de luta.
“Precisamos dar continuidade à Campanha, pois temos muitos agricultores e agricultoras em situação delicadas sem acesso a terra para moradia e produção de alimentos. Queremos promover novas mobilizações para chamar a atenção do poder público e dos órgãos competentes para que garantam os direitos das famílias atingidas por meio dessas ações. E o encontro vai promover também essas reflexões e vamos construir um plano de trabalho que cubra essas demandas no estado do PI”, acrescenta Carlos Humberto.
Durante o encontro, o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido também deverá estabelecer estratégias para mostrar a importância da construção das cisternas de placas e combater a construção das cisternas de plástico (polietileno), através do programa federal Água para Todos. Para Carlos Humberto, “essa é uma alternativa que vai contra a metodologia da ASA de capacitação e formação das famílias beneficiadas, pois as cisternas de plástico vêm prontas, custam mais caro e beneficiam grandes empresas, além de resgatar a indústria da Seca”, enfatiza.
Além das entidades que compõem o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, devem participar do Encontro Estadual entidades parceiras como Conab, Semear e CEA.
Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido
No Piauí, a ASA é representada pelo Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido formado pelas seguintes entidades: Cáritas Brasileira Regional do Piauí, Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, Centro Regional de Assessoria e Capacitação (Cerac), Centro Regional de Assessoria e Capacitação (Celta), Centro de Formação Mandacaru, Cootapi e Associados, Escola de Formação Paulo de Tarso, Obra Kolping, Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetag), Centro de Formação e Educação Ambiental Peixe que Ronca, CEFAS, Centro de Formação Educacional para a Convivência com o Semiárido (CEFESA) e Comissão Pastoral da Terra (CPT) desenvolvendo ações que beneficiaram aproximadamente 50 mil famílias, através da construção de 40 mil cisternas de placas de água para beber de 16 mil litros (através do programa Um Milhão de Cisternas P1MC) e cerca de 10 mil tecnologias de produção como bomba d’Agua popular, tanque de pedra, barragem subterrânea e cisterna de 52 mil litros para a produção de alimentos (através do programa Uma Terra e Duas Águas - P1+2).
Programação do Encontro
02/02/12 – QUINTA-FEIRA:
- 09h00: Abertura, Mística e Espiritualidade, Programação e Grupos de trabalho;
- 10h15: Lanche;
- 10h30: MESA “Contextualizando nossa realidade” (Desafios e perspectivas para o FPCSA) com Exposição e debates;
- 12h30: Almoço
- 14h00: Apresentação do Quadro de Ações do FPCSA/ASA/PI realizadas em 2011;
- 15h00: Memória da Avaliação 2011;
- 16h00: Lanche
- 16h15: Definição dos Desafios, Perspectivas e das prioridades para 2012 - Trabalho em grupos;
-17h15: Plenária de apresentação dos desafios, perspectivas e prioridades 2012 Exposição e debates;
DIA 03/02/12 – SEXTA-FEIRA:
- 08h00: Momento de Mística e Espiritualidade;
- 08h30: Construção do Plano Operacional Anual PLANEJAMENTO/2012 DO FPCSA;
- 10h30: Apresentação, socialização e fechamento do Planejamento/12;
- 12h30: Avaliação e oração final do encontro;
Serviço:
Encontro Estadual de Planejamento do FPCSA
Data: 02 e 03 de março de 2012
Local: Obra Kolping Estadual do PI – Conj Dirceu Arcoverde II, 3978 – Teresina(PI)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário