sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Parceria entre Cáritas e Comitê Betinho possibilita a construção de cisternas no Piauí



Mais uma parceria entre federações e comitês solidários irá beneficiar 21 famílias piauienses com a construção de cisternas de 16 mil litros de água da chuva para beber e uso doméstico nos municípios de Sigefredo Pacheco (13 famílias) e Teresina, na comunidade Rural Serra do Gavião (08 famílias).

Os recursos para a construção das cisternas foram arrecadados através de campanhas do Comitê Betinho do Banco Santander junto a Fenae – Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal, APCEF/São Paulo - Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, o Comitê Verbo Divino do Banco do Brasil, a Cáritas Brasileira Regional do Piauí e as famílias Vera Barbosa e Meriy Haruyo Minematsu, no valor total de R$ 32.257,00, sendo o custo unitário da cisterna de aproximadamente R$1.600,00.

Além do reservatório, está previsto a realização de curso de capacitação em Gestão de Recursos Hídricos, que ensinará as famílias o cuidado com a água da cisterna para mantê-la sempre potável e a não desperdiçar para que dure durante todo o período de estiagem.

“Na perspectiva de acesso à água de qualidade, vamos rompendo barreiras e fortalecendo parcerias e o Comitê Betinho chegou para contribuir para levar o acesso à água de qualidade às famílias piauienses que estão localizadas ou não na região semiárida, um trabalho que fortalece a entidade e o Comitê, contribuindo assim, para o desenvolvimento das famílias de comunidades piauienses”, ressalta Hortência Mendes, Secretária Regional da Cáritas Piauí.

Para a escolha das famílias que serão beneficiadas, que tem em média 05 (cinco) integrantes, a comissão gestora levou em consideração critérios como: casas com pessoas idosas, com mais crianças, chefiada por mulheres, dificuldade de acesso à água potável.



Bons resultados no trabalho de parceria

Em 2011, o Comitê Betinho ajudou a Cáritas a beneficiar diretamente 21 famílias piauienses com água de qualidade para beber e cozinhar, atendendo a 205 pessoas, uma ação solidária de construção de cisternas (tanque abaixo do nível do solo que acumula 16 mil litros de água da chuva para beber e para uso doméstico).

Para João Evangelista, Assessor Técnico do projeto, essas parcerias estão mais consolidadas e acontecem em nível nacional e local, sempre mais beneficiando as famílias do Estado, “pois a meta é atender a 100 famílias, com recursos sendo repassados a cada nova doação”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário