quarta-feira, 23 de março de 2011

Em Barras, famílias da Vila Esperança cobram solução para inundações

A Associação Comunitária da Vila Esperança de Barras realizou na manhã de 22 de março - Dia Mundial da Água -, em parceria com a Cáritas Brasileira Regional do Piauí, uma Audiência com a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal para tratar do problema de inundações do local. A audiência aconteceu na sede da associação e contou com a participação dos moradores, secretaria do meio ambiente, infraestrutura, Comissão de Defesa Civil e vereadores.

Segundo os moradores e moradoras, o problema na Vila é antigo e foi decorrente da ocupação do local. Quando as pessoas começaram a ocupar o lugar, foram retirando barro para a construção das casas o que resultou na formação da lagoa. Nos períodos de chuva a lagoa transborda, deixando as casas do seu entorno debaixo d’água.

Lagoa nasceu do processo de ocupação da vila

Como encaminhamento da reunião, o secretário de meio ambiente, Francisco de Assis Carvalho, se comprometeu em tentar resolver a situação enquanto as chuvas ainda não estão severas. O engenheiro da prefeitura deverá visitar o local e fazer um laudo técnico apontando a solução possível para o problema. Uma nova reunião com os moradores e moradoras foi marcada para o dia 29 de março (terça-feira), quando o engenheiro já deverá apresentar o laudo.

Os vereadores que compareceram à audiência se comprometeram em fazer o possível para cobrar soluções para o problema e aprovar o projeto que irá ajudar a melhorar a vida das famílias da Vila Esperança.

O trabalho da Cáritas em Barras

A Cáritas trabalha há alguns anos no município de Barras com projetos de geração de renda, garantia de políticas públicas e apoio emergencial.

No período de emergências, a Cáritas mobiliza paróquias e dioceses para a realização de campanhas de doações de alimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas e agasalhos; e articulação com o poder público e Defesas Civis Municipais participando das comissões. Em Barras nas ultimas enchentes, foram atendidas 680 famílias com cestas básicas, kits de higiene e limpeza e filtros. Além da construção de 15 casas (entre zona urbana e rural) pelo projeto Reabilitando Vidas.

O projeto Trilhas de Liberdade, iniciado em 2004, contribuiu para a erradicação do trabalho escravo, especialmente na região da Amazônia Legal e do Nordeste, onde se concentra o maior número de casos. As experiências desenvolvidas pelo projeto Trilhas de Liberdade representam um ponto de partida na geração de alternativas de trabalho e renda para pessoas em risco de aliciamento e/ou resgatados do trabalho escravo.

Com o projeto Trilhas de Liberdade, a Cáritas apoiou as comunidades Taboca e Jardim/Formoso com ações de Geração de Trabalho e renda, como o beneficiamento do Coco Babaçu e Piscicultura, Campanha contra o Trabalho Escravo. Participaram diretamente do projeto 85 famílias, as quais receberam capacitações, organização político-social integradas aos princípios da agroecologia e Economia Popular Solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário