terça-feira, 1 de março de 2011

Criado Conselho Diocesano do Laicato na Diocese de São Raimundo Nonato

Os leigos e leigas da Diocese de São Raimundo Nonato – PI, fundaram o Conselho Diocesano do Laicato, na sexta-feira, dia 25 de fevereiro de 2011. A Assembléia Diocesana de Leigos e Leigas convocada especificamente para este fim contou com representação das quatro foranias da Diocese e das coordenações diocesanas da Cáritas, Pastoral da Criança e CPT. Contou ainda com a participação da presidente do CNLB Reg. NE 4, Vanda Carvalho.

A mobilização do laicato na Diocese havia se dispersado em anos anteriores e foi retomada em 2009 com uma provocação na Assembléia Diocesana de Pastoral com o estímulo do então bispo diocesano Dom Pedro Brito Guimarães, atual arcebispo de Palmas - TO. Uma comissão provisória foi criada em 2010 promovendo uma formação do laicato em todas as foranias e sede da Diocese em vista da criação do Conselho.

A assembléia de fundação retomou as motivações e conteúdo da formação com base em subsídios do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, reforçando o entusiasmo dos representantes. A assembléia discutiu e aprovou o estatuto com 51 artigos e elegeu o primeiro colegiado, presidência e conselho fiscal.

O conjunto dos eleitos e eleitas se reunirão pela primeira vez no dia 19 de março de 2011, dentro da programação do encontro de formação do Fórum Diocesano de Pastorais Sociais.

Hildebrando Pires - Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato

Nenhum comentário:

Postar um comentário