segunda-feira, 28 de março de 2011

Precisamos falar de corrupção?

A estiagem do início do ano atingiu mais uma vez, como era de se esperar, a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de nosso estado. A chuva tardia, característica de nosso clima semiárido, não resolverá os problemas de falta de sementes agora e nem de falta alimentos mais tarde. Isso significa que nosso povo vai passar mais um ano com muitas necessidades e sofrimentos. Sem água potável para o consumo humano, sem alimento necessário e em quantidade certa e continuando, assim, um processo de marginalização em todas as áreas da vida para as populações que estão no campo. O êxodo continua agora com marcas de Trabalho Escravo. Não temos Reforma Agrária. O que temos são carvoarias em vez de roças; eucalipto e mamona no lugar do feijão, arroz, milho e mandioca.

Não é diferente também para as pessoas, famílias e populações pobres que estão nos bairros das periferias de nossas cidades. Cerca de 140 mil pessoas usuárias da antiga CEPISA (companhia de energia do estado), hoje Eletrobrás, estão com suas contas atrasadas. Os problemas se avolumam. A violência cresce. A Drogadição invade os lares.

Enquanto isso “nossos governantes” se trancam em salas para dividir o poder. Quem fica com a Prefeitura? Quem fica com estado? Quem vai ser o Senador? Quem tem mais voto pra deputado? De quem é a Secretaria X ou Y? Que imposto se vai aumentar para arrecadar mais?

A festa de posse do governador custou aos cofres públicos cerca de 90 mil reais. O salário dos parlamentares estaduais passou de 12 mil para 20 mil reais. O Nepotismo reina nos governos piauienses se tornando um dos maiores do país. A Assembléia Legislativa que tem apenas 30 deputados eleitos, paga mensalmente salários altíssimos a 36 deputados. Enquanto isso, foi suspensa a ajuda de R$60,00 (sessenta reais) por pessoa atingida pela tragédia da Barragem Algodões l.

O Piauí faz parte da nova rota de tráfico de drogas é um dos estados que mais tem incidência do Trabalho Infantil, de mortalidade materna, de dengue e hanseníase. Sobem o número de mulheres com AIDS, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Na delegacia especializada dos Direitos da Mulher foram registradas 1.300 ocorrências de violência contra a mulher somente no ano de 2010.

O Piauí recebeu, entre 2009/2010, 40,35 milhões de reais para estruturação de 24 estabelecimentos de saúde estaduais. As obras não foram realizadas, segundo auditoria do SUS (Denasus). Hospitais municipais têm baixos índices de resolutividade, mesmo para os procedimentos mais simples.

O Piauí tem recorde de prefeitos cassados. Em 12 municípios foram realizados novos pleitos. 43 gestores foram cassados entre 2009/2010 por crimes eleitorais, principalmente compra de voto e abuso de poder.

Mais de 270 mil pessoas no Piauí passam fome, segundo pesquisa Nacional por Amostragem de Domicilio – PNAD/2009. O nível de insegurança alimentar do Piauí é o segundo maior do Brasil. O Estado tem 1,5 milhões de pessoas que sofrem alguma restrição no acesso a alimentação. São quase 276 mil pessoas que vivem na iminência da Fome. Por fim, o Estado do Piauí possui ainda 563 mil são pessoas analfabetas, segundo o IBGE, enquanto isso, 11 prefeitos e vices, foram presos por desviarem dinheiro da educação e da saúde. Precisamos ainda falar de Corrupção?

Hortência Mendes - Secretária Regional da Cáritas Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário