segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato é membro do comitê de bacia dos Rios Canindé e Piauí

A Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato participou da Plenária eletiva do Comitê de Bacia dos Rios Canindé e Piauí, em Picos no último dia 10 de junho/2011, onde foi apresentado o Plano Estadual de Recursos Hídricos lançado em dezembro de 2010 pelo Governo do Estado. O plano nos dá uma ampla e aprofundada visão do diagnóstico hídrico do Estado, identifica gargalos e propõe saídas para determinados problemas que exigem um amplo debate das organizações sociais.

Entretanto, o Governo já está agindo no encaminhamento de algumas propostas sem o aprofundamento do debate com a sociedade. É o caso, por exemplo, da construção de uma adutora do Rio São Francisco até a cabeceira do Rio Piauí para abastecer e fazer sangrar a barragem Petrônio Portela (Barragem da Onça) em São Raimundo Nonato e a partir daí construir 100 quilômetros de canal para alimentar outras barragens. Tudo isso em nome da Segurança Hídrica do Estado. Segundo o Secretário Dalton Macambira, já está conveniado com o Banco do Nordeste a primeira parte da obra.

A Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato agora é membro do Comitê de Bacia dos Rios Canindé e Piauí, a maior bacia do Estado do Piauí (segundo a SEMAR). Na própria plenária já pontuamos sobre o as ações da sociedade civil articulada pela Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA Brasil como visão de segurança hídrica para as famílias do Semi-Árido. Isso nos traz mais responsabilidades e exigências no debate fiscalizador e propositivo das políticas ambientais no território Serra da Capivara e deve dialogar diretamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente de São Raimundo Nonato que estamos criando.

Além da Cáritas, outras dez entidades da sociedade civil foram eleitas. Do território da Serra da Capivara temos ainda o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR de São Raimundo Nonato e a Associação do Assentamento Marrecos de São João do Piauí. São 11 entidades representativas da Sociedade Civil, 11 representantes de usuários, 11 das prefeituras dos municípios da bacia e 11 do Governo do Estado, 44 membros no total. A sociedade civil também defendeu a candidatura e a eleição do Pe. Nilton de Nazaré do Piauí como vice-presidente. O presidente eleito é o prefeito de Paulistana, Luis Coêlho e o secretário executivo é o próprio Dalton Macambira, titular da SEMAR.

Hildebrando Pires, coordenador da Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato

Nenhum comentário:

Postar um comentário