terça-feira, 14 de junho de 2011

Seminário discute a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho

O Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência (CAPD) da Cáritas Diocesana de Picos comemorou nesta quinta-feira, dia 9 de junho, o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência com uma exposição artística e seminário sobre a inclusão destas pessoas no mercado de trabalho.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Picos, com a presença dos vereadores Iata Anderson e José Luiz, bem como da Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Christiane Alli Fernandes, que ministrou uma palestra sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

"Esta inclusão é um instrumento da cidadania para que a pessoa com deficiência adquira sua autonomia sua independência e tenha sua cidadania plenamente efetivada. O Ministério Público do Trabalho tem como um das suas prioridades a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, no Piauí já vem sido feito vários trabalhos neste sentido, e aqui no município de Picos nós estamos com um projeto para o preenchimento a partir da reserva legal de vagas, que a lei prevê, então vamos chamar essas empresas que se enquadram para que elas possam se adequar à lei e possam contratar essas pessoas com deficiência, garantindo a sua efetiva inclusão", informa a procuradora.

O evento contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, além organizações e grupos que apóiam este trabalho da CAPD em parceria com a APAE.

De acordo com a Professora Hosana Araújo, coordenadora da CAPD, este evento é a culminância de um trabalho que vem sendo realizado desde novembro do ano passado através do projeto "A Arte Vencendo Limites", que ofereceu as oficinas de Locução para Rádio, Modelagem em Argila, Desenho Artístico e Pintura em Tela para um grupo de jovens e adultos com deficiência, visando inclusão deste no mercado de trabalho, bem como o reconhecimento como pessoas capazes de desenvolver diversas atividades, inclusive trabalhar.

"Essas pessoas com deficiência até hoje são um pouco discriminadas, a partir deste trabalho a sociedade poderá reconhecer que eles têm suas potencialidades, só basta ser trabalhado", afirma a professora Hosana, que destaca ainda a ausência de órgãos voltados para formação de pessoas com deficiência.

Além do seminário, os participantes puderam apreciar e adquirir peças produzidas durante as oficinas do projeto "A Arte Vencendo Limites", o valor arrecadado com as vendas será revertido em outras ações formativas, que ajudem nesta inclusão. Aproveitando a revelação de talentos, três alunos do projeto se apresentaram cantando o hino de Picos, tocando violão e cantando, recitando poema "Deficiente" de Mario Quintana e interpretando a música "Balada do Louco" de Rita Lee.

Lana Krisna - Pascom/Cáritas Diocesana de Picos

Nenhum comentário:

Postar um comentário