terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Campanha SOS Sudeste - saiba como colaborar

As chuvas castigam toda a Região Sudeste. De acordo com a Defesa Civil, mais de 1 milhão de pessoas já estão afetadas pelos temporais. Inundações, enchentes, deslizamentos, mortes e desabrigo atingem também municípios inteiros nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. Diante desse cenário, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, atendendo à sua missão, lançaram hoje (13) uma campanha nacional de emergência. A SOS Sudeste visa a mobilizar ajuda para a população da Região Sudeste afetada pelas chuvas.

A solidariedade poderá vir em forma de recursos financeiros. Para colaborar é só depositar qualuqer quantia nas seguintes contas:

Caixa Econômica Federal (CEF) – Agência 1041 – OP. 003 – Conta Corrente 1490-8;

Banco do Brasil – Agência 3475-4 – Conta Corrente 32.000-5

CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419/0001-16.

Se preferir contribuir através da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, a conta para depósito é: Bradesco, Agência 0814-1 e Conta Corrente 48.500-4.

Neste primeiro momento, os recursos financeiros doados serão investidos em fornecimento de água mineral, material de limpeza e de higiene, colchões, cobertores, cesta básica e remédio, dentre outras necessidades imediatas. O vigário geral da Diocese de Petrópolis, monsenhor Paulo Daher, disse que os 60 párocos das 44 paróquias da Diocese – que abrange o município de Teresópolis – estão mobilizados para acolher desabrigados e disponibilizar espaços nas igrejas para recepção de corpos. As Cáritas de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis estão mobilizadas. Apesar de terem um mapeamento das áreas de risco, as três cidades não têm projeto de prevenção.

Dom Demétrio Valentini, Bispo de Jales e presidente da Cáritas Brasileira, sugere que cada comunidade faça uma coleta comunitária, em dia escolhido. Como data conveniente, propomos o último domingo deste mês, dia 30 de janeiro. "Com nossa solidariedade fraterna queremos diminuir o sofrimento dos que sofrem mais de perto as conseqüências desta tragédia, cujas lições nos apontam o caminho das responsabilidades que precisam ser assumidas por todos", afirma.

Com informações do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário