terça-feira, 4 de janeiro de 2011

UM ANO NOVO BOM - para o Kairós

Usamos quantas medidas durante toda a extensão de um ano para verificar se estamos indo bem ou não? Medimos nossos salários, a distância entre as pessoas que queremos bem, o tamanho de nossas amizades, de nossas conquistas. Medimos nosso perdão, medimos... E o ano voa, chega dezembro. É Natal. É um Novo Ano.

Na Grécia antiga o tempo era medido de duas formas com o CHRONOS E KAIRÓS, o chronos é o tempo do cronômetro do trabalho, das horas do dia-a-dia, das compras, das dívidas, já o tempo de Kairós é o tempo do coração, o tempo não contado e sim vivido, experimentado com todas as consequências. O tempo natural. O tempo da lágrima, do canto dos pássaros. O tempo de Deus.

O sistema capitalista selvagem, desenvolvimentista cruel imposto a nós tem nos retirado na maioria das vezes a doçura do tempo Kairós. Não pensamos mais com nosso coração, não temos tempo para cuidar de nossas amizades, de nossa família, de nossa alma, da natureza. Não temos tempo de ver o por do sol, nem muito menos o brilho da lua. Nosso tempo e picotado em segundos. As máquinas do capitalismo e do desenvolvimentismo impõem sempre o tempo Chronos desmedido.

A CÁRITAS em todo o mundo teima em realizar sempre Um tempo bom do Kairós. Esse ano novo que se inicia é visto por nossa rede como continuidade de várias iniciativas para o tempo bom. Vivenciar a Solidariedade e Caridade Libertadoras jun to com as comunidades empobrecidas na luta em favor da Natureza. Da floresta Amazônica. Do Rio São Francisco Vivo. De um Semiárido como sua caatinga salva do poder do Latifúndio. Novas e boas noticias para nossos Cerrados. Salvar-nos dos grandes projetos destruidores da Natureza construindo pequenos projetos construtores da Vida.

Com a participação de homens e mulheres comprometidos e comprometidas com nossas crianças e adolescentes que tem direito a uma vida sem exploração sexual, sem trabalho infantil construiremos Novas formas de organizar a vida. Com mulheres e jovens cientes de seu papel fundamental na mudança do fazer político incentivando a toda a sociedade a participar de projetos inovadores contra a corrupção, contra o crime e a violência, promovendo cidadania para as pessoas idosas e pessoas com deficiência, estabeleceremos um limiar entre o tempo Chronos e o Kairós.

UM ANO NOVO BOM - para o Kairós é entender que é tarefa política do POVO BRASILEIRO, acabar com o mercado perverso das drogas que traz a morte. Com a corrupção e o crime organizado em nosso país, com a destruição da natureza, que essa tarefa passa por nossa organização eficaz e continua como o sangue que corre em nossas veias e bombeia nossos corações em um tempo que não tem fim. É o tempo da vida. O tempo do coração, tempo KAIRÓS.

Hortência Mendes - Secretária Regional da Cáritas Brasileira Regional do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário