segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cáritas lança projeto de geração de renda em Flores do Piauí

A Cáritas Diocesana de Floriano realizou no dia 29 de janeiro o lançamento do Projeto Consolidando Ações para um Nordeste Democrático, Solidário e Sustentável no município de Flores do Piauí. O lançamento aconteceu no Centro Paroquial e reuniu representantes da sociedade civil, o poder público, Igrejas, sindicatos e contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Valdemir Ferreira, presidente da Cáritas Diocesana.

O projeto é uma iniciativa da Cáritas Brasileira Regional do Piauí em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para o desenvolvimento da agricultura familiar no semiárido piauiense a partir da convivência com a região.

Segundo Carlos Humberto Campos, assessor técnico da Cáritas, o projeto só vem a somar para garantir a qualidade de vida das famílias. “Sobretudo a inclusão social dando possibilidade para a juventude e aprendizagem de tecnologias de convivência com o semiárido. E também ajudar a agricultura familiar a se desenvolver com mais amor e solidariedade entre a comunidade e as famílias contempladas no projeto”, afirmou.

Representando do Banco do Nordeste, Antonio José Nascimento reafirmou o compromisso do Banco do Nordeste em apoiar iniciativas de garantia de renda através do Desenvolvimento Sustentável. “O BNB está interessado em contribuir com o desenvolvimento de um Nordeste com gente produzindo e gerando renda. Esse projeto deve ser fortalecido com a sociedade, e que contribuirá junto com a comissão gestora para o bom desempenho das atividades”.

Finalizando as falas, Dom Valdemir Ferreira explicou que “Cáritas” significa amor, CARIDADE, para reafirmar o compromisso e missão da instituição na construção de um mundo mais juntos e igualitário. “Caridade não é ter peninha e sim ir de encontro aos caídos, estar junto deles e construir juntos um novo caminhar. O dinheiro que está destinado aos pobres deve ser totalmente aplicado em favor dos pobres para diminuir as disparidades e a miséria”.

No projeto está previsto a mobilização e capacitação de famílias em horticultura, caprinocultura e apicultura com base na Economia Popular Solidária. Dentro do projeto também está prevista a organização de feiras agroecológicas, intercâmbios e a formação de Fundos Produtivos Solidários com os grupos.

Com informações de João Raimundo, assessor técnico do projeto em Flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário