quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Série de desenhos animados será lançada no Piauí

Água para cozinhar, beber, produzir e para educar esse é o objetivo da série de desenhos animados Água, Vida e Alegria no Semiárido que será lançado no dia 25 de fevereiro a partir das 19h no prédio da Obra Kolping, em Teresina.

A série de desenhos animados integra os produtos pedagógicos do Projeto Cisterna nas Escolas da Articulação no Semiárido Brasileiro (Asa Brasil), um material didático rico que trás a realidade das crianças da comunidade de Ponto Novo, município de Riachão do Jacuípe, na Bahia.

As crianças participaram de duas oficinas onde fizeram desenhos que representam a realidade em que vivem e as alternativas de convivência com o Semiárido praticadas na comunidade.
Os desenhos produzidos estão divididos em oito episódios, de cinco minutos cada, que contam a aventura de um mandacaru falante e um grupo de crianças. Cada episódio traz um tema relacionado aos processos de convivência com o semiárido: Açude; Cisterna; Uso Racional da Água; Ciclo da Água; Saúde e Higiene; Poluição dos Rios; Passado, Presente e Futuro; e Direito à Água Potável.

Documentário – Na ocasião, também será lançado o vídeo documentário Desenhando Histórias que mostra o processo de criação dos desenhos. O vídeo aborda a questão da educação contextualizada, modelo de ensino e aprendizagem em que o saber dos alunos é valorizado e a realidade deles é inserida na sala de aula.

Está programado para o lançamento um jantar de confraternização entre todos os participantes do evento. Já no dia 26 será realizado o Encontro Estadual de Planejamento do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, representação da Asa Brasil no Piauí.

Cisternas nas Escolas - O Projeto construiu 55 reservatórios de 52 mil litros em escolas da zona rural do Piauí. Os municípios contemplados com o projeto foram: Acauã, Capitão Gervásio Oliveira, Coronel José Dias, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Jacobina do Piauí, Jurema, Oeiras, Pedro II, Picos, Piracuruca, Queimada Nova, São José do Divino, São Raimundo Nonato.

Na lógica do projeto, os professores e alunos são chamados a acompanhar o processo de construção e a zelar pelo bom uso das cisternas e, além disso, a trabalhar a educação contextualizada a partir das cisternas. Deste modo, todas as disciplinas podem ser trabalhadas a partir do tema Água e Cisternas e, assim, o debate sobre a convivência com o Semiárido entra na escola.

Serviço:
O que: Lançamento da série “Água: vida e alegria no semiárido”
Quando: 25 de fevereiro às 19h
Onde: Obra Kolping Estadual do Piauí – Conjunto Dirceu Arcoverde II, 3978

Nenhum comentário:

Postar um comentário