sexta-feira, 26 de março de 2010

Nossas ações para 2010

Aconteceu nos dias 05 e 06 de fevereiro o Encontro Regional de Avaliação e Planejamento. O evento teve o objetivo de fazer um balanço das atividades de 2009, seus pontos fracos e fortes, e planejar as atividades para 2010.

Realizado no Centro de Treinamento Guadalupe, em Teresina, o encontro contou com a participação de representantes de todas as Cáritas Diocesanas (Campo Maior, Teresina, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato, Oeiras e Bom Jesus), Equipe de Parnaíba Luis Claudio Mandela do Secretariado Nacional e na assessoria de espiritualidade e mística a missionária Fátima Bertolli. Cada representante trouxe a avaliação da Diocese que foi feita em datas anteriores à do encontro regional, norteadas por um instrumento de trabalho elaborado pelo Secretariado Regional.

Com base no instrumento de avaliação, as equipes diocesanas fizeram um breve relato do processo de avaliação nos seus territórios de atuação e os indicativos de planejamento para 2010. Nas avaliações foram apontados pontos fortes como a aproximação dos bispos e padres nas atividades da Cáritas, comunidades se sentindo parte do processo de construção dos projetos, participação ativa do voluntariado, criação de mais Cáritas Paroquiais.

Segundo Hortência Mendes, secretária regional, foi um processo que primou pela participação coletiva e sentimento de unidade no regional. "Fazendo as contas, pudemos perceber que foram mais de 100 pessoas de todo o Estado que participaram desse processo de avaliação e indicativos de planejamento. Isso mostra que o nosso planejamento não é do Regional como um todo".

Para montar o planejamento 2010, a plenária foi dividida em 04 grupos, cada um responsável pela discussão e apontar atividades para cada prioridade.

Na Prioridade 01 - Promoção e Fortalecimento de Iniciativas locais e territoriais de desenvolvimento solidário e sustentável – Foi sugerida a continuidade e ampliação das atividades de convivência com o semiárido e geração de renda através da Economia Popular Solidária (EPS). Além disso, estão previstas atividades como o mapeamento das experiências de EPS, sistematização da experiência do Fruto Daqui, estudo sobre a realidade do cerrado piauiense e impacto dos grandes projetos, levantamento de experiências agroecológicas de sementes. E os eventos: I Conferência dos Povos da Serra da Capivara e Encontro Regional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário.

Prioridade 02 - Defesa e Promoção de direitos e controle social de políticas públicas – indicativo é para a realização de Cursos preparatórios para Assembleias Populares para capacitar agentes para a mobilização e animação das comunidades e intervenção nas políticas públicas e realização das Assembleias Populares; continuação das atividades dos PIAJ, emergências e capacitações em direitos básicos; e sistematização da experiência em emergências, contemplando atendimento imediato, reconstrução, garantia de direitos e geração de renda.

Prioridade 03 - Fortalecimento da Articulação da Cáritas com as pastorais sociais e CEB´s e com o conjunto da Igreja – foi pensado um resgate da aproximação da Cáritas, pastorais e conjunto da Igreja, através de ação e atividades em conjunto visando a complementaridade das ações. Para isso, foi sugerida a criação e/ou fortalecimento das coordenações diocesanas de pastorais sociais; fortalecimento do Fórum Regional das Pastorais Sociais, fortalecimento e/ou criação dos fóruns diocesanos de Pastoral social. Para o fortalecimento do diálogo inter-religioso, a sugestão é a realização de uma pesquisa para verificar a quantidade de beneficiários da Cáritas de cada religião, possibilitando um diálogo maior com as outras instituições religiosas e direcionamento dos momentos de mística e espiritualidade; e envolver as pastorais sociais na Semana da Solidariedade.

Prioridade 04 - Organização e Fortalecimento da Rede Cáritas – foram montados os GTs de Captação de Recursos e de Comunicação, além da retomada o GT de voluntariado; realização de encontros de formação no setor administrativo e sobre a instituição Cáritas com as diretorias diocesanas; Encontros de voluntariado e de agentes da comunicação na Rede Cáritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário