sexta-feira, 26 de março de 2010

Tecnologias Sociais é tema de aula para alunos da UESPI

Alunos da Especialização em Educação Contextualizada no Semiárido docampusda Universidade Estadual do Piauí em São Raimundo Nonato, assistiram aula nos dias 20 e 21 de março, no Centro de Treinamento Vargem da Cruz/IRPAA em Juazeiro (BA). O objetivo foi proporcionar aos alunos maior compreensão e tenham contato com o maior número de tecnologias apropriadas a Convivência com o Semiárido - tecnologias de baixo custo e facilmente replicáveis.

A aula passeio faz parte do cumprimento do programa curricular do curso, compondo a disciplina TecnologiasApropriadasa Convivência com o Semiárido. Os professores Lucineide Martins e José Moacir dos Santos, atualmente colaboradores do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) articularam uma visita a EMBRAPA SEMIÁRIDO em Petrolina para conhecimento sobre as tecnologias que hoje a EMBRAPA tem construído em suas pesquisas.

No IRPAA os alunos visitaram as tecnologias experimentais que são aplicadas no centro de treinamento, permeado de discussões das quais os mesmos podem utilizar-se para aplicação em sala de aula, com o intuito de melhorar o ensino nas escolas municipais e estaduais nos municípios piauienses de origem.

O curso de Especialização em Educação Contextualizada é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) - Coordenação de Educação Contextualizada no Semiárido, Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB) e UESPI.

Segundo Hortência Mendes, secretária regional da Cáritas - entidade que faz parte da RESAB -, o curso foi pensado pela rede como uma necessidade de trabalhar essa educação de uma forma mais acadêmica e que pudesse sistematizá-los em forma de livros e outros produtos pedagógicos.

"Já existia esse tipo de trabalho dentro dos projetos de várias entidades que trabalham com convivência com o semiárido no Estado, através dos educadores populares que eram capacitados através dos nossos cursos e projetos. O Projeto Fecundação desenvolvido pela Cáritas em Coronel José Dias foi a experiência mais real de que era preciso inserir a nossa região dentro dos conteúdos da escola", ressaltou a secretária.

Colaboração: Maria Luiza de Cantalice – Coordenação da especialização via RESAB/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário