segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cárias Diocesana de Bom Jesus apóia a III Festa do Mel

Para comemorar o Dia do Apicultor, no dia 22 de maio, foi realizada a III Festa do Mel em Cristino Castro. O evento aconteceu no salão paroquial e contou com uma vasta programação com palestras técnicas, mesas redondas, oficinas, exposição de produtos da agricultura familiar. Mais de 150 pessoas de toda a região do extremo sul do estado do Piauí, bem como de outras regiões, estiveram presentes.

O evento foi uma realização da Cooperativa de Apicultores do Vale do Gurguéia (COOPEVARG), da Associação de Apicultores de Cristino Castro (AACRIC) e da Associação de Jovens Apicultores de Cristino Castro (AJACC). E recebeu apoio das seguintes instituições: Cáritas Diocesana de Bom Jesus, Brasil Local, Câmara Municipal, Fórum Estadual de Economia Solidária, Prefeitura Municipal e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Ao final do evento foi elaborada uma carta de intenções, tendo como objetivo elaborar um plano de ações e de intenções para a região. No texto, cada instituição realizadora e apoiadora se compromete com ações responsáveis pela ação e possível prazo para a execução. Dentre as várias ações propostas, será feito pela UFPI um diagnóstico da apicultura em toda a região do Alto Médio Gurguéia.

A Cáritas Diocesana de Bom Jesus já disponibilizou, para a AJACC, através de projetos, 75 colméias e 15 fumegadores e se colocou a disposição para buscar novos recursos para a ampliação e implementação da atividade nesta associação e em outras associações, mediante a elaboração de projetos em conjunto com a UFPI.

Mariana Gonçalves com informações da cáritas Diocesana de Bom Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário