quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cáritas participa de manifestação em combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Picos

A Cáritas Diocesana de Picos participou na manhã desta quarta-feira, dia 18 de maio, da caminhada e panfletagem alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A caminhada teve início na Praça Josino Ferreira em Direção à Praça Félix Pacheco, e contou com a participação dos Jovens que integram o Projeto Adolescendo, localizado no Bairro Morada do Sol. Este projeto é uma iniciativa da Cáritas Regional e Diocesana e trabalha com a prevenção da gravidez na adolescência.

Desde sábado, dia 14, os jovens do Bairro Morada do Sol participam de atividades voltadas para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, como um momento de divulgação entre as próprias famílias e uma palestra educativa, que ocorreu no Salão Paroquial da Igreja São José Operário.

Para Alan Henrique, que tem 16 anos e integra o Adolescendo, é muito importante participar de uma atividade com esta, tendo em vista as crianças do Bairro Morada do Sol que sofrem com a exploração sexual sem que a sociedade tenha conhecimento. "Estamos aqui batalhando para que a sociedade possa se reunir e combater, acabar com esse abuso que acontece na nossa comunidade", afirma.

De acordo com Alcebíades Araújo, Presidente do Conselho Tutelar em Picos, só nos primeiros meses deste ano já foram registrados 18 casos de crianças e adolescentes vítimas de abuso, sendo 09 registros ocorridos no mês de abril. E mesmo com esse número de ocorrências, apenas uma agressora foi presa, os demais casos estão correndo inquérito na Polícia Civil e alguns já foram enviados ao judiciário.

"À medida que a população for tomando consciência, tendo segurança que as autoridades vão tomar as providências, acredito que este número tenda a aumentar cada vez mais, já que 18 casos não são números reais, apenas os que chegam à tona", acrescenta o presidente do conselho.

A manifestação contou ainda com a presença de alunos da rede municipal de ensino, estudantes de Serviço Social, profissionais do CREAS, CRAS, que são Centros de Referência para Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Para denunciar abusos ou exploração sexual às crianças e adolescentes basta ligar para o Disque 100, telefone nacional que após receber a denúncia aciona o Ministério Público da comarca, entrar em contato com o Conselho Tutelar do município ou ainda a Polícia Militar através do Disque 190.


Lana Krisna - Cáritas Diocesana de Picos/ Pascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário